WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

04/09/2019 - Desfile da Independência terá a participação das 73 unidades de ensino municipais

A organização do desfile da Independência é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Educação, com diversos parceiros. Toda a estrutura da manifestação cívica já está preparada e começará pontualmente, às 8 horas, na Avenida Doutor Fidélis Reis.


O evento contará com a participação de aproximadamente seis mil pessoas, entre pelotões que envolvem secretarias, autarquias e parceiros. Cerca de 2,3 mil alunos da rede municipal participarão da apresentação e já recebem orientação dos professores sobre o bicentenário de Uberaba. Com o tema “Uberaba 200 anos, pronta para o futuro”, a proposta é realizar um desfile separado por pelotões, contando cronologicamente a história do Município.


A professora de História da rede municipal de ensino, Michelly Dias de Barros, explica que desde 2017 foi elaborado um quadriênio, com culminância em 2020, sobre o bicentenário de Uberaba. Diante disto, as escolas receberam texto que foi desenvolvido pelo Departamento Cultural da Semed, de acordo com as pesquisas desenvolvidas pela professora. “Além de servirem de fontes para inspiração dos alunos nas alegorias, esses textos servem como material didático para os alunos nas salas de aulas, com base no Plano Político Pedagógico das escolas da rede”, conta a professora de História, pontuando que a Semed terá a participação de todas as 73 unidades educacionais da Rede.


A diretora do Cemei Professora Maria Emerenciana Cardoso, que fica no Jardim Maracanã, Carmen das Graças Silva Sene Filha, conta sobre o empenho tanto dos cinco alunos da unidade quanto dos familiares que se mostram bem participativos. "Conforme orientação, nossas crianças estarão em cavalinhos de pau, com blusinha xadrez, calça jeans e chapéu, representando os fazendeiros", fala a diretora destacando a orientação do Departamento de Arte e Cultura e da professora Tatiana Aparecida Tosta, responsável pelo apoio à direção.


O empenho dos alunos também pode ser destacado na Escola Municipal Sebastião Leal, que fica na zona rural. Miriam Daniella Rodrigues, pedagoga que está orientando os alunos, explica que 10 alunos da unidade participarão do desfile. “Nossos dez alunos são do grêmio e estão na ala 5, representando a fábrica de chapéu, iluminação, fábrica de tecido, iluminação elétrica, loja de charutos, Uberaba Sport Clube, a chegada da Companhia Mogiana e os Mascates. O nosso professor de História, Saulo Roberto de Morais Moreira, está dando total apoio com as pesquisas. Os meninos estão animados”, conta Miriam.


Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar