WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

04/09/2019 - Audiência discute Plano Microrregional de Gestão de Resíduos Sólidos com comunidade

A agenda do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande - Convale - terça-feira (3) mobilizou prefeituras, entidades de classe e autoridades na 1ª Audiência Pública para elaboração do Plano Microrregional de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGRS). O objetivo foi apresentar o plano de trabalho e a definição do Comitê Diretor, avaliando o atual cenário da gestão de resíduos dos municípios integrantes do Consórcio. Realizada no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, as autoridades foram recepcionadas pelo presidente do Convale, o prefeito de Campo Florido Renato Soares, pelo prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati. A audiência contou com a participação de Silvano Costa, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e de representantes da Caixa Econômica Federal.


A proposta de trabalho do Plano (PMGRS) foi apresentada pelo engenheiro Fernando Mota, do Consórcio Vital, que explicou sobre as etapas do planejamento e ações para a gestão do projeto. O público teve oportunidade de sugerir, questionar e participar das discussões acerca do tema.


O prefeito Paulo Piau reforçou que o estudo não envolve recursos públicos municipais, já que integra o programa federal para prover assessoramento técnico e financeiro aos municípios para estruturação de projetos de concessões, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – FEP, administrado pela Caixa.


“O Brasil ainda é um país que precisa evoluir nas políticas de resíduos sólidos. E as PPPs são uma forma de buscar dinheiro privado para oferecer serviços públicos com a premissa de economia. Esta é uma forma de viabilizar investimentos em infraestrutura. Portanto vemos esta iniciativa com muita alegria”, destacou Piau.


Para Renato Soares, presidente do Convale: “Esta composição pelo consórcio permite que o Triângulo Mineiro tenha grande oportunidade. Precisamos da consciência e envolvimento de todos, principalmente as menores cidades, para fazer com que este projeto avance e alcance os resultados. O Consórcio se fortalece com este trabalho, ganhando nova dimensão que vai trazer uma estruturação muito melhor para nossa região”.


Fases. Silvano Costa, do Ministério do Desenvolvimento Regional, ponderou que o momento foi importante para consolidar a fase inicial do projeto e inaugurar a fase de escuta da população em relação ao plano microrregional. “Este é um instrumento importante para pensar como vai ser a gestão de resíduos e manejo, desde a coleta até o tratamento e disposição final. Esta fase é de diagnóstico, depois teremos o prognóstico e, por fim, as diretrizes, programas, metas e ações. Este encontro serviu para discutir com um grupo importante de pessoas como será o processo de elaboração do plano”.


Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar