WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

27/08/2019 - Moradores passam a ser fiscais contra descarte irregular em área no Alfredo Freire

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) mantém intensificado o trabalho de limpeza em áreas públicas e privadas alvos de descarte irregular de resíduos sólidos. Muitos locais, segundo o titular da Sesurb, Antonio Sebastião ‘Toninho’ de Oliveira são recorrentes, o que gera mais custos aos cofres públicos prejudicando o andamento de outros serviços. Entretanto, alguns moradores vêm atuando como agentes fiscalizadores, mudando a realidade nessas áreas, como é o caso de terreno localizado entre as ruas Elói Rodrigues da Cunha e Mônica Machiyama, no Bairro Alfredo Freire.


A área, com aproximadamente cinco mil metros quadrados foi limpa pela equipe da Sesurb, atendendo à solicitação do vereador Elias Divino. Conforme Adenilson Eurípedes de Moraes, morador da rua há 25 anos, o local sempre foi utilizado para o descarte irregular de todo tipo de resíduo, inclusive animais mortos, lixo doméstico e restos de materiais da construção civil.


 “O mato estava muito alto e tinha muito lixo, mas depois que foi solicitada a limpeza, a equipe da Sesurb atendeu prontamente e desde então, nós moradores, estamos nos revezando para fiscalizar para que ninguém mais jogue lixo aqui”, destaca. Conforme Adenilson o bairro, de maneira geral, está recebendo serviços constantes como poda e limpeza, roçada, ‘Cata Treco’, dentre outros.


Avaliação – Na última semana, o prefeito Paulo Piau parabenizou vários moradores que mantém suas calçadas limpas, árvores podadas, recolhem seus lixos e os descartam no horário correto. Segundo ele, a população contribui e impacta diretamente na limpeza da cidade. “Com todos fazendo a sua parte, Uberaba ficará cada vez mais limpa”, pontuou.


Morador há mais de 35 anos no Alfredo Freire, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati afirmou que a Prefeitura de Uberaba já está com projeto definido para as áreas, tais como construção de Cemei, escola, revitalização das praças e programa de hortas urbanas. “É importante a participação cidadã dos moradores na busca de melhor conscientização para preservação dessas áreas, uma vez que existe no bairro coleta de lixo regular e ecoponto”, destaca Ripposati.


Quanto aos projetos do Cemei e da escola estão em tramitação junto ao Governo Federal, aguardando liberação de recursos para viabilização. O Executivo está envolvendo todos os esforços para implantação das unidades escolares, reconhecendo a necessidade em função do crescimento habitacional e populacional no Alfredo Freire.


Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar