WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

15/08/2019 - Ripposati participa de maior evento da zootecnia do País

Capital mundial do Zebu, Uberaba é sede da 29ª edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), maior encontro de profissionais e acadêmicos do segmento no País. Desde o dia 13 de Agosto, especialistas participam da programação técnico-cientifica.


Vice-prefeito João Gilberto Ripposati participou da cerimônia oficial de abertura do Zootec 2019, que reuniu zootecnistas, lideranças do agronegócio, professores universitários e acadêmicos.


“Este congresso é um evento de consolidação da ciência e tecnologia na pecuária brasileira e traz como lema “Tecnologias que alimentam o mundo”, disse Ripposati, que representou o prefeito Paulo Piau, que nesta quarta-feira cumpriu agenda institucional em Belo Horizonte no, lançamento do plano estratégico ferroviário.


Em seu pronunciamento, o vice pontuou vários fatos históricos, entre eles, a criação da Fazenda Experimental Getúlio Vargas  (fazenda modelo), em 1937 que, a partir de então, passou a desenvolver pesquisas na área de melhoramentogenético voltado para a área animal.


Posteriormente as pesquisas focaram a produção vegetal, através da EPAMIG, em ações conjuntas com a Embrapa e demais instituições parceiras. “Ao longo dos anos os resultados positivos da pesquisa agropecuária têm contribuído de forma efetiva para inserir Uberaba no contexto do desenvolvimento econômico aliado ao espírito dos nossos empreendedores do agronegócio, fatos estes que permitiram a nossa cidade ser a primeira no agronegócio entre as 100 maiores do Estado de Minas Gerais”, ressalta Ripposati. 


“Como evoluímos: da Fazenda Modelo, a criação de startups, ao Centro de Soluções Compartilhadas da Mosaic, inaugurado ontem, no Parque Tecnológico. É Uberaba fazendo a diferença, inovando, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável. Creio que a realização deste importante congresso permite a afinidade e alinhamento de novas tecnologias para fortalecer ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão,  favorecendo assim o fomento constante do agronegócio”, afirmou Ripposati, que lançou a  semente para o uso dos fitoterápicos no controle de doenças dos animais.


O vice é autor da lei Farmácia Viva, que trata da produção de fitoterápicos, para humanos. Recentemente foi publicado edital para obra de construção do laboratório de Manipulação de Fitoterápicos na cidade.


O Zootec é uma realização da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Faculdades Integradas de Uberaba (Fazu), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Sebrae-Minas.


Diretor acadêmico da Fazu e presidente do Zootec 2019, Carlos Henrique Cavallari Machado abriu oficialmente o evento, pontuando que o tema central foi escolhido por representar o papel fundamental do zootecnista, que é alimentar o mundo.


“Eventos que envolvem conhecimento científico nos preparam para os desafios”, avaliou Bruno Divino Rocha, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG). Também um momento para reflexão sobre os caminhos da profissão, conforme destacou o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, o congresso segue até dia 16 no Centro de Eventos da ABCZ.


A programação também incluiu homenagens a personalidades ligadas ao segmento, como o servidor público de carreira da Prefeitura de Uberaba, ex-secretário municipal de Agronegócio, o zootecnista José Geraldo Celani. Ele e outros 12 colegas de profissão foram homenageados como zootecnista destaque de 2019, pelo CRMV-MG.


Jorn. Renata Gomide – jornalista

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar