WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

25/07/2019 - Ripposati apresenta empresas de recicláveis ao setor produtivo de Uberaba

Nada se perde, tudo se transforma! Papel, vidro, plástico, lixo hospitalar, restos de material de construção entre outros resíduos urbanos e industriais podem ser reciclados, contribuindo com a preservação do meio ambiente, geração de emprego e riquezas, sendo até mesmo uma alternativa à redução dos custos de produção.


Uberaba abriga várias empresas e uma cooperativa do segmento, as quais, nesta quarta-feira, 24, a convite do prefeito em exercício, João Gilberto Ripposati, receberam a visita de dirigentes classistas. “Nosso objetivo é valorizar o segmento aproximando-o da iniciativa privada, do setor produtivo, apresentando o que o reciclado representa para o Município, visando parcerias futuras e seu fortalecimento”, justifica.


A agenda incluiu visitas à Cooperativa dos Recolhedores de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) e à MG Recicla, que trabalham com papel, papelão, vidro, plástico, alumínio e metal; Rama – reciclagem de pneus e arames –; TGA – lixo hospitalar –, e Galvão Soluções, que atua com beneficiamento de resto de materiais para construção.


“Parabéns pela iniciativa! Com certeza ela trará bons resultados”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ângelo Crema, ao final das visitas que, na opinião do presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEA-TM), Gilberto Barata, “trouxeram novos conhecimentos”.


Roberto Velludo (presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil/Sinduscon e diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Fiemg-Regional Vale do Rio Grande), Fernando Xavier (vice-presidente da CDL), e os diretores Paulo Fabiano Coimbra Resende (Associação Comercial e Industrial de Uberaba/Aciu) e Leandro Assis Ribeiro (IEA-TM e Sinduscon/Diretoria de Resíduos da Construção), também visitam as empresas de reciclagem.


O coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, promotor de Justiça Carlos Valera, integrou a comitiva. “Louvável e sensível essa ideia do Ripposati de nos trazer aqui”, disse o representante do Ministério Público.


Secretário adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Cláudio Junqueira, e o chefe do Departamento de Recursos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Jean Pierre da Silva Estevam, completaram o grupo.  


Engenheira ambiental da MG Recicla, Adriana dos Reis Adão Cardoso avalia o encontro entre as empresas do segmento, os dirigentes classistas e a Promotoria como “um avanço”. Ela defendeu incentivos para o setor, justificando que a reciclagem contribui com o meio ambiente e também ajuda a manter a cidade impa, gera emprego e renda.


A MG Recicla atende Uberaba e cerca de outros 30 municípios dentro de um raio de 200 quilômetros, em Minas Gerais, Goiás e São Paulo, informa o proprietário, Itamar Damasceno Alves. Já o empresário Alberto Lorenzetti, da Rama, trabalha com 56 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e interior paulista.


A TGA, que recicla material hospitalar, se prepara para tratar afluentes industriais e a Cooperu, com mais de 50 catadores, visita mais de 3.000 pontos na cidade.


Administrador da Cooperativa, José Eustáquio de Oliveira pediu apoio para ampliar esse leque e, nesse sentido, avaliou como importante a aproximação com o setor produtivo para o crescimento e melhor qualidade da coleta seletiva.


“Trabalhamos num só caminho, de cuidado com o meio ambiente e geração de emprego e renda. Oportunidades como essa, proporcionada pelo prefeito [em exercício] Ripposati contribuem para o nosso fortalecimento”, afirma o presidente da Cooperu, Aguinaldo Almeida de Morais.


Os processos de adequação da Cooperativa estão em andamento na Prefeitura aguardando pareceres finais para viabilizarem sua sede.


Jorn. Renata Gomide

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar