WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

19/06/2019 - Biblioteca de Bairro comemora aniversário e apresenta resultados positivos para a comunidade

As bibliotecas de bairro, inclusive as das escolas de ensino fundamental, integram o Departamento de Bibliotecas Públicas Municipais
 
O Departamento de Bibliotecas Públicas Municipais, da Secretaria de Educação, convida para a comemoração do 7º aniversário da Biblioteca Comunitária Professor Antônio Marques Bernardes Neto, que fica no Cemea Boa Vista. Além da unidade, Uberaba conta com a Biblioteca Pública Municipal CEU das Artes, no Residencial 2000 e a Biblioteca Pública Municipal Antônio Carlos Marques, que fica na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), no Bairro Abadia. Os locais são espaços que promovem a cultura, a leitura e estimulam a formação de cidadãos mais críticos, além de serem ferramenta considerada muito eficaz para os resultados da educação.


A chefe do Departamento de Bibliotecas da Semed, Helione Dias, fala sobre a importância do papel das Bibliotecas de Bairro na promoção de acesso à leitura. Esse acesso é feito por meio de oficinas, atividades lúdicas com o propósito de estimular a população a ter contato com os livros. "A leitura tem papel importante na sociedade e a biblioteca também, principalmente por ser um local interativo, de manifestações culturais e artísticas que atende a comunidade. Essas ações não visam somente ao empréstimo de livro, mas desempenham outras atividades tão importantes, porque sabemos que essa promoção da leitura é um direito de todo cidadão. A biblioteca trabalha para a formação de bons cidadãos e o trabalho executado é para manter a comunidade mais próxima, com ações de incentivo à leitura além do empréstimo do livro, das bibliotecárias e auxiliares de biblioteca que recebem capacitação para desenvolver e executar os projetos", explica Helione.


Outra vertente do trabalho realizado pelo Departamento de Bibliotecas é no Hospital da Criança, com a contação de histórias e o momento literário, em que as crianças e seus acompanhantes escolhem livros e gibis da Caixa Literária, para que possam ler e se divertir. O objetivo é que as crianças, em espera por atendimento, sintam-se mais acolhidas, menos estressadas, num momento lúdico e de incentivo à leitura.


Alessandra Maria dos Santos, do Departamento de Gestão de Bibliotecas, fala sobre os projetos e oficinas realizados nos bairros. "Desenvolvemos em todas as Bibliotecas de Bairro vários projetos de incentivo à leitura como contação de histórias, oficinas de criatividade, projeto ‘Pequenos Leitores’, ‘Jovens Escritores’ e oficinas diversas. Dentre elas, temos oficina de reciclagem de materiais como CDs e capas de livros em que as crianças, inspiradas nas histórias que foram contadas, criam e fazem arte", explica Alessandra.


Aniversário – Nas comemorações do aniversário da Biblioteca Comunitária Professor Antônio Marques Bernardes Neto, nesta quarta, a Banda Jovem Músico abrirá as festividades, seguida de apresentação da turma de ginástica rítmica com a música "A história de uma gata", sob orientação da Professora Maida, e declamações de poesias por crianças da comunidade. Terão, também, pinturas faciais, oficinas de criatividades, varal de poesias, surpresa literária, pipoca e algodão doce. Ao final das apresentações, a comunidade fará um tour para conhecer o espaço e as oficinas oferecidas pela Biblioteca.


Serviço - A Biblioteca Comunitária Professor Antônio Marques Bernardes Neto fica no Cemea Boa Vista, na avenida Djalma Castro, 340, e qualquer pessoa pode usufruir do espaço. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 18 horas.


A comunidade pode fazer o cadastro de leitor da Biblioteca levando os seguintes documentos: uma foto 3x4, um comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com foto. A criança deve estar acompanhada de um responsável. Cada pessoa pode fazer empréstimo de até 3 livros e tem 10 dias para a devolução. Se houver atraso, haverá multa de R$ 1 por dia.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar