WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

11/06/2019 - Piau e o desembargador Nelson Messias de Moraes inauguram Sala da Memória do Judiciário Mineiro

Instalação é a primeira do interior de Minas Gerais.
 
Prefeito Paulo Piau participou da inauguração da Sala da Memória do Judiciário Mineiro nesta segunda-feira (10) no Fórum Melo Viana. O evento contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Nelson Messias de Moraes, entre outras autoridades da área para descerramento da placa e apresentação da sala, contendo acervo sobre processos históricos de repercussão na história mineira.  


O prefeito Paulo Piau destacou que a instalação do nono museu/memorial do município é uma alegria para Uberaba, que completa seu bicentenário em 2020. “Parte desse material estava no Arquivo Público e nada melhor do que ficar aqui para que as pessoas possam saborear a história do judiciário, com vários processos, vários equipamentos, documentos envolvendo Vanderlei Cardoso, a psicografia de Chico Xavier. O Fórum também participou de um edital da Fundação Cultural de Uberaba, então acabou tendo participação financeira em toda essa montagem”, enfatizou o prefeito.


Já o Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Desembargador Nelson Messias de Moraes, ressaltou que a Sala da Memória é o primeiro museu do tipo no interior de Minas Gerais. “É a história do judiciário do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, sendo contada para a população através dessa memória do judiciário, que, aliás, é a primeira memória do judiciário do interior mineiro. Ou seja, aqui nós estamos dando um passo fundamental para que possamos contar a nossa história, a história da justiça mineira para o povo”, relata o desembargador.


Entre outros documentos que podem ser observados no local, estão a carta de alforria da Chica da Silva, o inventário da Dona Beja e o processo do caso dos irmãos Naves. A Sala da Memória do Judiciário Mineiro está localizada no quarto andar do Fórum Melo Viana.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar