WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

07/06/2019 - Estudo de viabilidade para instalação da Usina Fotovoltaica é apresentada

A etapa antecipa o texto final que será apresentado para consulta pública

Foi apresentado ao Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas do Município, que tem como presidente o prefeito Paulo Piau, o estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica que prevê a instalação da primeira Usina Fotovoltaica do município.

O assunto vem sendo discutido e agora teve mais um desdobramento, que é o passo que antecede a apresentação pública e análise da sociedade como um todo. O estudo foi apresentado pelo representante jurídico do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, Leonardo Santos. Ele explica que esta é a etapa considerada mais importante dentro do processo de PPP – Parceria Público Privada.

“O IPGC em parceria com a Innova apresentou o que de fato é viável no ponto de vista técnico e econômico. Agora, o conselho gestor toma a decisão pelo procedimento e continuidade do projeto. Teremos os próximos 30 dias para entregar a modelagem final que será enviada para consulta pública e encaminhada para a licitação, se deliberado por todos os envolvidos”, explica Leonardo Santos.

Durante a apresentação, Santos citou Uberaba como referência para outros projetos que vem sendo desenvolvidos em outros estados. Usando como base a Lei Municipal 12.280/2015 que trata da PPP da Iluminação Pública.

A referência agradou ao prefeito que disse que vem desenvolvendo projetos para tornar Uberaba, de fato, uma referência, assim como outras ações realizadas anteriormente e, como é o caso, da PPP da Iluminação Pública, que vem sendo exemplo para outros vizinhos, inclusive outros de grande importância econômica do Triângulo.

“Uberaba servindo de modelo para o país. O consultor usou a cidade como exemplo e de fato utilizar a PPP para o crescimento local beneficia o poder público e o poder privado. Uberaba é pioneira, assim como foi com a Sala do Empreendedor, que passou a ser Sala Mineira, a própria PPP da Iluminação Pública que está na sua reta final. Todo esse processo é muito benéfico para todos”, ressalta Piau.

O projeto – Segundo o diretor operacional da Innova Energy, a Usina de Uberaba contará com investimento inicial de R$ 4,5 milhões chegando a R$ 22 milhões na etapa final do empreendimento. A concessão será de 26 anos e ao final passará, em definitivo, para o governo municipal. A quantidade de emprego a serem gerados, ainda está sendo avaliada pelos executivos.

A Innova Energy é uma empresa uberabense especializada no desenvolvimento de soluções para o mercado de Energia, principalmente no setor de energias renováveis. É a principal representante no Brasil, das maiores fabricantes multinacionais de equipamentos de geração de energia limpa, as empresas Chinesas Hanergy e Chint.

A planta iniciará as atividades com uma potência de 1 megawatt, cerca de 130 mil KWH/ mês, evoluindo para até 5 megawatt, cerca de 650 mil KWH/ mês, suficiente para abastecer 750 residências com consumo de até 800 KWH.

A proposta é utilizar o potencial existente no estado e Uberaba como um pólo logístico referencia no País. O estado lidera a produção de energia renovável no país, com o maior número de conexões na rede de distribuição de energia de renováveis. O Triângulo Mineiro tem um grande potencial e Uberaba é a 11ª cidade em potência de energia renovável já conectada à rede.

Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar