WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

30/05/2019 - Uberaba recicla materiais diversos que chegam de 50 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Alternativas ambientalmente sustentáveis sempre mereceram a atenção do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, ele próprio um homem público que pautou muitas de suas ações em defesa do meio ambiente.


Entusiasta da reciclagem de materiais, vista por ele como um processo eficaz para a manutenção da saúde do planeta e geração de emprego e renda, Ripposati fez uma série de visitas à cooperativa e empresas que reciclam, em Uberaba. O vice estava acompanhado do coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, promotor público Carlos Valera.


As visitas concentram-se nos Distritos Industriais I e II, onde estão instaladas empresas que reciclam produtos como papelão, plástico, metal, materiais eletrônicos, pets e pneus.


“Até bem pouco tempo o município enfrentava dificuldades com a coleta e destinação de pneus inservíveis. Diante da situação, ainda como vereador, procurei o Ministério Público, junto à Promotoria do Meio Ambiente, para ajudar a viabilizar uma solução em função da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, conta Ripposati.


Ante a somatória de esforços entre o MP, o município e empresários dispostos a investir no segmento, surgiram as primeiras recicladoras.


Ripposati avalia como “altamente positivos” os resultados encontrados nessas visitas, nas quais constatou que as empresas estão ficando pequenas para tanta demanda decorrente da qualidade do serviço prestado. Segundo ele, as recicladoras instaladas em Uberaba atendem mais de 50 cidades da micro e macrorregiões.


“Sempre defendi o distrito dos recicláveis. Agora, mais do que nunca, é necessário trabalhar com essa meta, dado o papel importante para a preservação do meio ambiente”, destaca Ripposati. Ele defende ainda, a intensificação de campanhas de conscientização sobre a coleta seletiva e apoio à iniciativa nos bairros, de sua versão solidária, quando o morador separa o material e faz a doação.


Para o vice, também é preciso incluir a coleta seletiva de resíduos secos e úmidos nas futuras licitações e contratos com empresas, bem como manter o apoio à Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu).
A próxima visita será na empresa de reciclagem de restos de material de construção, instalada no DI-II.


Promotor Carlos Valera destaca que o processo de reciclagem traz ganhos ambientais, sociais e econômicos. “Uberaba saiu na frente no cumprimento da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, informa o representante do Ministério Público.


De acordo com o promotor, reciclar aumenta a vida útil dos aterros sanitários, aliviando impactos ambientais. Além disso, ainda há que se considerar o ciclo infinito da reciclagem, renovando e transformando produtos que seriam descartados, em novos.


Assessoria de Imprensa/vice-prefeito

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar