WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

11/05/2019 - Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional reúne autoridades mineiras em Uberaba

Apresentação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e palestras sobre governança, criatividade, tecnologia, experiências e colaboração coletiva marcaram nesta sexta-feira o Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional, do G70 em parceria com o Sebrae Minas. O anfitrião Paulo Piau, prefeito de Uberaba, acompanhado do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, recebeu no município prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba integrantes do G70, secretários e diversas autoridades mineiras, como o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o senador Carlos Viana, deputados Franco Cartafina e Delegado Heli Andrade.

Paulo Piau, que é vice-presidente de agronegócio da Frente Nacional de Prefeitos e presidente da AMVALE, analisa que os indivíduos não são tão fortes quanto a força coletiva. “Quando juntamos 70 municípios, aí temos força e musculatura para reivindicar, infraestrutura, investimentos e dar suporte ao setor produtivo para todos, dos menores aos maiores municípios. Ficamos felizes quando o vice-governador e também o Sebrae falam que este pode ser um modelo que pode ser multiplicado pelo Brasil. Com mão na massa vamos todos caminhar na mesma direção, sem regionalismo e sem individualismo. Essa com certeza é uma mudança de paradigmas”, destaca Piau.


De acordo com o assessor estratégico de assuntos regionais, Glauber Faquineli, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é uma instituição jurídica cuja intenção é diagnosticar, projetar e planejar o desenvolvimento dos trabalhos necessários à economia. “O que queremos é gerar emprego e renda, proporcionando aos cidadãos mais qualidade de vida. Vencemos todas as etapas jurídicas e a partir de agora vamos fazer o trabalho in loco, ou seja, vamos aos municípios, por meio das associações microrregionais, para fazer diagnósticos e sair de lá com planos de trabalho propostos. A Agência se sustenta nas necessidades dos municípios, e objetivamente o que vamos fazer é trazer dos municípios demandas reais”.


O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, destacou que a experiência é inovadora pode servir para outras regiões de Minas Gerais. “A criação da Agência é fundamental, pois o processo de desenvolvimento não fica só nas fronteiras dos municípios, já que a solução dos problemas de um pode depender de todo um conjunto do entorno. Essa construção política é inovadora e vamos apoiar muito. Essa é uma experiência que pode ser revolucionária em Minas Gerais. A resolução dos problemas de Minas não passa apenas pelo equacionamento financeiro, mas passa por questões exatamente como esta, que a médio prazo vão relançar a economia do Estado”.


O senador Carlos Viana também demonstrou total apoio à iniciativa. “Por ser um estado grande, é natural que cada região tenha um desafio ou algum tipo de necessidade específica quando falamos em desenvolvimento. No caso do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nós precisamos falar principalmente em energia e desenvolvimento para os negócios. Como membro da comissão de Infraestrutura, estamos trabalhando em Brasília para que possamos já no segundo semestre terminar com o monopólio da distribuição de gás em nosso país. Um segundo ponto é a questão de mobilidade com Minas Gerais, pois precisamos resolver a questão da concessão da 262”, ponderou o senador, com olhar positivo à união do G70.


Parceria do Sebrae – O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, destaca que a parceria do Sebrae com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ocorre desde o princípio da iniciativa. “Apoiamos inicialmente na elaboração do estudo que identificasse os elementos da viabilidade. O Sebrae tem total interesse de participar deste movimento pois para nós, hoje, não há possibilidade de se falar de desenvolvimento dos negócios, ou seja, das micro e pequenas empresas, sem falar do desenvolvimento do território. Unir todos os líderes, trabalhar seus relacionamentos e criar governança para o território é fundamental. Associado a outras lideranças e instituições, temos convicção de que este trabalho vai fazer toda diferença”. 

Luiza Carvalho - Jornalista 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar