WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

09/05/2019 - Implantação do Cemitério Parque quebra tabu

Depois de 11 anos, o Cemitério Parque de Uberaba está se tornando uma realidade. O empreendimento, por meio de concessão, segue modelos implantados no mundo, deixando para a iniciativa privada a gestão de cemitérios. Denominado Memorial Parque Uberaba – Cemitério Ecumênico, o empreendimento será construído na Rua João Batista Ribeiro, no Distrito Industrial I e teve a apresentação do projeto arquitetônico feito hoje pela Engimurb Engenharia Imobiliária e Urbanização, com sede em Ribeirão Preto, que será a responsável pela implantação, administração, gestão, operação, manutenção, exploração e expansão dos serviços públicos cemiteriais, sendo a detentora da concessão.

A necessidade de um novo cemitério vem sendo discutida há 11 anos, como explica o prefeito Paulo Piau. Segundo ele, desde 2008 foram feitas tentativas de viabilização que esbarraram em questionamentos por parte do Tribunal de Contas. Com isso, a atual gestão municipal, determinou a elaboração de um novo projeto, dessa vez, envolvendo a parceria público-privada e estudo feito por uma equipe da prefeitura, que ficou responsável pela escolha do local e pela viabilização do processo licitatório.

“Esta é mais uma ação em que Uberaba avança. Em grandes cidades do Brasil, as concessões para cemitérios são rotinas. Hoje o foco da prefeitura tem que ser Educação, Saúde, Social, entre outras questões. Mas gestão de cemitério deve ser com a iniciativa privada. Já temos este modelo implantado em cidades do mesmo porte de Uberaba. É uma tendência no mundo todo” destaca o prefeito.

Atualmente, Uberaba é atendida por três cemitérios, sendo o São João Batista, na Avenida Dona Maria de Santana Borges; o Medalha Milagrosa, na Avenida da Saudade e o Bom Pastor no bairro rural de Ponte Alta. O novo espaço contemplará 50 mil novos jazigos, sendo construído inicialmente 500 jazigos, num espaço de 30,0007 hectares, às margens da estrada municipal URA-010, conhecido como fazenda Cassu. O valor estimado do contrato é de quase R$ 30 milhões.

Segundo o sócio-diretor da Engimurb, Amir Choaib, o projeto será realizado dentro de um cronograma a ser executado nos próximos 10 anos e a efetivação das obras em 30 anos. A apresentação do projeto mostra um ambiente de paz e serenidade com atendimento humanizado às famílias. “O cemitério Parque será um espaço único, com segurança, muita tranquilidade, prestação de serviços, contemplativo e com infraestrutura completa. O projeto inclui ainda belas paisagens, entre essas, um espalho d’água”, destaca.

O espaço contará também com uma ampla área verde, salas de velório, capela ecumênica, estacionamento, área para alimentação, segurança, dentre outros espaços que atenderá aos serviços a serem prestados pela empresa gestora. Destaca-se que 5% dos jazigos serão destinados gratuitamente para a população de baixa renda. A apresentação do projeto contou com a presença de autoridades do legislativo e do executivo, representantes de funerárias, além de empresários do setor da construção civil.

Geração de empregos – Mais uma vez, o anúncio de novos investimentos vem atrelado à abertura de novas vagas de emprego. O empresário Amir Choaib anunciou durante a apresentação do projeto do novo cemitério que já para o início das obras serão contratados entre 40 a 50 funcionários.

“Já durante as obras de edificações, vamos trabalhar com mão de obra local atendendo ao pedido do Prefeito Paulo Piau que é valorizar profissionais da cidade. Assim que a primeira fase do empreendimento estiver concluída, iremos manter parte desta mão de obra e fazer a contratação de profissionais para a manutenção do cemitério. Teremos obras para os próximos anos, portanto, manteremos sempre ativo os funcionários para a condução do cemitério e construção dos jazigos”, completou.

Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar