WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

04/05/2019 - Prefeito recebe empresa contratada para revitalização do Memorial Chico Xavier

Prefeito Paulo Piau recebeu nesta sexta-feira (03) representantes da empresa Expomus para conhecer o planejamento para a revitalização do Memorial Chico Xavier, dentro do projeto Geoparque Uberaba. O projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes está sendo formatado com o objetivo principal de obter a candidatura oficial junto à Unesco. A Prefeitura de Uberaba está unida à UFTM, Sebrae, ABCZ, Fiemg, Comtur e demais entidades parceiras do projeto para cumprir todas as metas para consolidar a certificação.

A reunião desta sexta foi para abertura oficial do projeto de revitalização, conversando com representantes da empresa, que foi contratada após processo licitatório. Também participaram da reunião o vice-presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Ernani Neri, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, museólogo da FCU, Carlos Vitor Silveira Souza, que está a frente do projeto, Fiorela Bergatti, museóloga e representante da empresa Expomus, e o arquiteto Flávio Grillo parceiro da empresa Expomus em Minas Gerais.


Segundo o prefeito Paulo Piau, o foco dos trabalhos é organizar o Memorial para que se torne um atrativo maior para receber as pessoas, o que é um passo importante no fortalecimento do turismo em Uberaba e do Geoparque. “Uberaba já é uma cidade turística. Evento como a ExpoZebu, por exemplo, são milhares de pessoas que passam por aqui, vão para hotéis, restaurantes, e Uberaba pode muito mais, pois é uma cidade histórica, bicentenária. Então este é um passo a mais no fortalecimento deste projeto que envolve a Unesco. Estamos esperançosos de ser reconhecidos pela Unesco, como o Geoparque de número 141 no mundo”, destaca Piau.


A museóloga e representante da Expomus, Fiorela Bergatti, explica que a empresa irá atuar em questões relacionadas a uma nova narrativa expositiva da exposição de longa duração, pensar questões de infraestrutura e readequações do prédio, além pensar também outros programas na linha de educação, de pesquisa e tratamento de acervo. “É uma contratação específica para o memorial, estamos estabelecendo os termos dessa parceria, a ideia é que a gente auxilie em alguns pontos específicos, nas prioridades mapeadas pelo Carlos e pela equipe com relação ao Memorial, o que vai fazer a gente pensar em conexões com outros pontos, outros produtos turísticos da cidade, mas o nosso ponto centra muito no Chico Xavier”, ressalta Bergatti.


Segundo Carlos Vitor Silveira de Souza, museólogo da Fundação Cultural, essa visita teve como ideia principal apresentar Uberaba para a empresa, para fazer o reconhecimento do espaço, apresentar a dinâmica do Memorial e o contexto do mesmo em Uberaba e dentro do Geoparque. “Apresentamos tudo o que envolve o turismo aqui na cidade e também alguns anseios da gestão municipal em relação ao que Uberaba espera do Memorial Chico Xavier. É um novo capítulo na história do Memorial, que a gente começa hoje, para somar ao trabalho de despertar o potencial cultural e turístico no município”, relata Souza. O próximo passo, segundo o museólogo, será a elaboração do projeto de revitalização e a captação de recursos para executar os trabalhos. 

Jorn. Clarice Sousa e Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar