WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/05/2019 - Seminário traça perspectivas e oportunidades para o fortalecimento da Embrapa e de pesquisas na região

Pesquisa, inovação, tecnologia e fortalecimento do agronegócio na região estiveram em pauta no Seminário “Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Tecnologia e Inovação no Agronegócio Brasileiro”, realizado no CETA nesta terça-feira. O prefeito Paulo Piau, junto ao vice-prefeito João Gilberto Ripposati, secretários, autoridades, produtores e diversas entidades do segmento, receberam o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dr. Sebastião Barbosa. 


O evento, realizado com parceria da Prefeitura de Uberaba, SRU, Sebrae, Epamig, Embrapa, Emater, Fazu e Certrim, apresentou o mapa de oportunidades que a região de Uberaba e Alto Paranaíba apresenta, contribuindo para os altos índices de produtividade do setor nos últimos tempos.


O prefeito Paulo Piau destacou que a Embrapa já desenvolveu trabalhos significativos na região, mas o desejo é que a instituição se fortaleça com o olhar para tudo que Uberaba e região possui em potencial. "Nossa cidade, que atinge seu bicentenário no próximo ano, historicamente sempre foi inovadora. Somos um pólo do agronegócio com a presença de universidades, e a sexta maior produtora de Startups no país. Portanto temos grandes oportunidades e precisamos somar forças de todas as instituições, entidades e demais atores envolvidos para fortalecer novas ações e continuar avançando". 


O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, rememorou a história e o modelo instituído pela instituição em seus laboratórios e centros de pesquisa no país. Ele destaca que há desafios e que a Embrapa precisar se renovar. "Nas dificuldades que devemos buscar as oportunidades". Ele pontuou sobre os desafios como renovação de profissionais, a busca por captação de recursos e parcerias com iniciativa privada, além da importância da proximidade com as universidades.


O presidente interino da Epamig, Trazilbo José de Paula Junior, destacou que Uberaba tem estabelecido importante relação e parcerias entre o público e o privado, iniciativa que pode ser replicada em outros lugares e que geram experiências e ações valiosas, caminhando positivamente mesmo diante da crise em que o país atravessa.


O evento também contou com a presença de Gustavo Lacerda, presidente da Emater. Ele destacou a expectativa de se criar uma agenda positiva de trabalho, a partir do evento, para que as instituições construam projetos e parcerias juntos, onde cada um some com suas expertises, experiências e metodologias. "Nossa missão é compartilhar conhecimento para buscar o desenvolvimento dos produtores. Por isso é tão importante as parcerias com entidades e com a academia", ressaltou ele. 
 
Jornalista Luiza Carvalho

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar