WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

30/04/2019 - “O Governo precisa de um choque de simplicidade”, afirma Piau

Para o prefeito, o governo precisa mudar o modo de agir e simplificar os processos que garantem o crescimento do País

Durante agenda da 85ª ExpoZebu, membros da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar se reuniram, no último sábado (27), na sede da ABCZ onde discutiram temas prioritários para o avanço da agropecuária nacional.

A reunião presidida pelos deputados Federais Zé Silva (presidente da mesa) e Franco Cartafina teve a participação da ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, da secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini, do prefeito Paulo Piau, do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges e representantes do setor.

Na ocasião, Piau fez algumas reivindicações como maior celeridade na solução de processos considerados burocráticos, afirmando que o País é muito lento nessa questão e as situações que poderiam beneficiar a população se tornam um problema.

“É preciso fazer algo urgente para contribuir com o crescimento nacional. Enquanto o mundo tem uma previsão de crescimento/anual de 4% nós temos uma previsão de 1,7%, o que é inadmissível por se tratar de um País com grande potencial. O que o Governo Federal, Estadual e Municipal precisa é de um choque de simplicidade para destravar o País”, declarou o prefeito durante a reunião.

Ana Maria Valentini afirmou que o governo pode fazer mais para fortalecer o crescimento das atividades do campo, citando como prioridade as mudanças nas leis ambientais e normas fiscais do Estado. “Estamos trabalhando para tratar dos assuntos ligados às multas ambientais que foram cobradas ao longo do outro governo, porém tudo tem uma tramitação legal a ser cumprida para justificar qualquer norma ou lei dentro do nosso estado”, explicou.

De acordo com o deputado Federal Zé Silva, é preciso fazer ajustes na legislação de forma geral destacando questões referentes a Lei Kandir (Lei Complementar nº 27, de 13/09/1996), taxas de juros do novo plano safra, recursos para assistência técnica e acesso às linhas de crédito, principalmente em relação ao pequeno produtor/criador.

Para ele, “os problemas enfrentados hoje precisam virar oportunidades”. Destaque para o enfrentamento chinês em relação ao abate de suínos que vem sendo realizado no país em decorrência de surtos de peste suína africana.

“Essa é uma grande oportunidade para que o Brasil possa exportar suas proteínas, tanto bovina, suína e aves. Fazemos o compromisso de acompanhar a missão técnica que será realizada pela Ministra Tereza Cristina que fará uma visita técnica a Ásia garantindo a abertura para o para mercado internacional”, falou. Lembrando que o prefeito Paulo Piau esteve na China ano passado para estreitar contatos e levar produtos produzidos em Uberaba e na região para o país asiático.

Zé Silva fez um destaque sobre a presença do prefeito no cenário do agronegócio. “É preciso olhar para outros questionamentos. Um deles sobre os entraves das licenças ambientais, questão levantada pelo prefeito Paulo Piau, como 27% de todo o custo de um empreendimento está relacionado ao licenciamento ambiental. Estamos buscando alternativas para incorporar mais temas relacionados ao agronegócio brasileiro junto ao congresso nacional avançando ainda mais o setor”, reforça.

Tanto a ministra quanto a secretária de Estado ouviram atentamente os questionamentos propostos. Tereza Cristina garantiu que analisará todas as propostas inclusive dando total atenção às questões da criação de uma linha de crédito no Plano Safra da Agricultura Familiar 2019/2020 específica para o Pró-Genética, aos recursos de financiamento e a redução de juros, ao fortalecimento das entidades de assistência técnica.

A secretária estadual, Ana Maria Valentini também garantiu a atenção aos produtores mineiros propondo situações para aumentar a produtividade e lucratividade do setor, um dos principais responsáveis pelo crescimento do PIB nacional.

Jornalista Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar