WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

23/04/2019 - Diálogo com Sindicato é permanente, mas negociação salarial 2019 está encerrada

Para o Governo, protelar a votação do reajuste dos salários só prejudica os trabalhadores e por isto espera aprovação rápida pelos vereadores

Os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, foram recebidos esta tarde (22), no gabinete do secretário de Governo, vereador licenciado Luiz Humberto Dutra. Da reunião também participaram o secretário municipal de Administração, Rodrigo Vieira, o vice-prefeito e ex-vereador João Gilberto Ripposati, o assessor geral de Planejamento, Jorge Cardoso Macedo e quatro vereadores: o presidente do Legislativo, Ismar Vicente ‘Marão; o líder do Governo Rubério Santos. Almir Silva e Ronaldo Amâncio. A comitiva do SSPU foi liderada pelo seu presidente Luiz Carlos dos Santos. O encontro foi positivo no sentido de entendimento entre as partes. 


Razoabilidade e Responsabilidade. As negociações com o Sindicato já foram concluídas. De forma que receber os sindicalistas faz parte do tratamento cordial, respeitoso e democrático da Prefeitura com a entidade representativa dos servidores municipais. 


O entendimento do Município , externado pelo secretário de Governo, é de que cabe à Câmara Municipal colocar o projeto em votação. Há dias o Município pede a votação da matéria.


Segundo o secretário, a Prefeitura gostaria de poder oferecer índices muito mais elevados, haja vista o reconhecimento da  importância de seus trabalhadores para o funcionamento da engrenagem pública de serviços à população, bem como  da qualidade profissional de seus colaboradores .
No entanto, diz Dutra , ‘não se pode ser mais realista que o rei’. Tal afirmação, é no sentido de que a atual Administração Prefeitura de Uberaba, age com responsabilidade com o trabalhador e em consonância com a capacidade financeira do erário.


Ele lembra que Uberaba , diferente de boa parte das cidades mineiras, ante ao não repasse milionário do Estado , inclusive de valores obrigatórios por força constitucional, manteve-se o repasse do duodécimo ao Legislativo e o pagamento da folha de salários e benefícios ao servidor. Ainda existe a dívida do Estado à ordem de R$ 140 milhões com Uberaba e permanece em vigência o decreto de emergência baixado pelo Município. 


Sobre a votação, quanto mais ela atrasar na Câmara Municipal, maiores serão os prejuízos aos servidores. A concessão apresentada pelo Município de 8.8% mais aumento no ticket alimentação , é retroativo a 1º de março.


Assim, Dutra , afirma que conta com o bom senso e serenidade dos vereadores afirmando que o Governo gostaria que a matéria já estivesse aprovada na semana passada. E completa que um hipotético pedido de vistas somente prejudicará o trabalhador. 


 Urgência. Segundo o secretário municipal de Administração, Rodrigo Vieira, o oficio do sindicato solicitando a reunião foi protocolado pela manhã, por volta das 11 horas. Conforme ele, a palavra chave no momento é responsabilidade financeira e humana, observando que trata-se da segurança de recebimento dos salários em dia de pais e mães de família.


O vereador Almir concordou e garantiu que  não vai “jogar pra galera”, mas agir  de forma responsável. Rubério Santos que é também servidor municipal de carreira, disse esperar que “para o bem do servidor, seja votado e findado o assunto”. Em síntese, os vereadores presentes compreendem o posicionamento da Prefeitura, entendem a análise sobre o impacto da folha e reforçam que todos devem agir com responsabilidade. 


Bom termo.  Mantida a posição do Município, demonstrada em termos econômicos-financeiros, destacada a responsabilidade com o trabalhador e os prejuízos que protelar o assunto pode ocasionar ao servidor, o presidente do Sindicato, sinalizou pelo acatamento ao percentual com a possibilidade de uma nova negociação ainda este ano, no segundo semestre.

Jorn. Gê Alves
Direção de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar