WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

23/04/2019 - Biblioteca comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor

No dia 23 de abril, a Unesco instituiu o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor  em homenagem a três escritores: o nascimento (1564) e a morte (1616) de William Shakespeare; a morte (1616) de Miguel de Cervantes e o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov. Na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães e na Biblioteca de Bairro instalada no Cemea Boa Vista terão atividades relativas ao dia. 


Adriana Fonseca, coordenadora do setor infanto-juvenil conta que nesta data estava marcada a visita de uma escola particular e, para seguir o cronograma de estudos dos alunos, o tema abordado será com Cecília Meireles. Uma das atividades de destaque é o Telefone Sem Fio Poético, além claro, da oficina de Contação de Histórias. 


Como também é o dia do Direito do Autor e a Biblioteca Municipal é sede do Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais (EDA), haverá uma conversa com um autor-mirim, Vithor Cardoso Cruvinel Silva, de 11 anos, que escreveu o livro “Os contos que eu conto”. Na comemoração haverá também uma palestra explicativa sobre o processo de registro autoral da obra. 


O registro de direitos autorais é responsabilidade da Biblioteca Nacional (BN) desde 1898 e acordo com a Lei nº 9.610/98 ele possui a finalidade de dar ao autor segurança quanto ao direito de criação, especificando direitos morais e patrimoniais e estabelecendo prazo de proteção tanto para o titular quanto para os sucessores dele.


O posto conscientiza através de palestras e atendimento direto, promovendo a interação de um conjunto de ações de promoção da cultura artística e científica. No ano de 2018 foram protocoladas obras de gêneros diversos, todas encaminhadas para a Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. O EDA atende autores locais, regionais, nacionais e até internacionais.

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, fica localizada na rua Alaor Prata, 317, no Centro. Para mais informações o interessado pode entrar em contato pelo número (34) 3332-0991 ou 3332-1900 ou pelo e-mail: postoeda_mg@uberabadigital.com.br. 


Jorn. Monica Cussi 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar