Prefeitura

Gabinete

19/04/2019 - Piau articula lideranças regionais do agronegócio para agenda com presidente da Embrapa

O prefeito Paulo Piau está mobilizando lideranças do agronegócio para agenda especial que recepcionará em Uberaba, no dia 30, o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa. Reunião nesta quarta-feira (17) contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento do Agronegócio e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes e Luiz Carlos Saad, respectivamente,  da gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, juntamente com representantes do Sindicato Rural de Uberaba, Embrapa, Epamig, Certrim e Fazu.


De acordo com Piau, o objetivo é fortalecer a presença das instituições de pesquisa, principalmente Embrapa e Epamig, e discutir o desenvolvimento tecnológico na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A agenda deve ocorrer no Parque Tecnológico, visando a apresentar um mapa de oportunidades e as instituições presentes no Parque, e para isso serão convidadas lideranças de toda a região, poder público, empresários, produtores, sindicatos, associações e universidades. Além do presidente da Embrapa, o presidente da Epamig também estará em Uberaba.


“Regionalmente somos ricos em institutos de pesquisa e ensino superior, que desenvolvem tecnologias, sobretudo para o setor do agronegócio. A Embrapa, Epamig e Emater, são importantes neste contexto que queremos fortalecer”, explica o prefeito.


Importância Nacional – Figurando no primeiro lugar em pecuária seletiva de Zebu, com destaque ao pioneirismo e inovação genética, Uberaba também é polo de desenvolvimento tecnológico com a forte presença de universidades e ambientes de inovação, fortalecidos ao longo dos anos pela presença de entidades como a Embrapa, Epamig e Emater.


Luiz Carlos Saad, secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, pontua que a região é um núcleo do agronegócio no Brasil, portanto a iniciativa de fortalecer a atuação da Embrapa é importante e necessária. “A Embrapa é a maior empresa de pesquisa da América do Sul. Eles querem uma participação mais próxima dos produtores, e Uberaba e região se destacam neste sentido com planejamento e presença forte no mercado. Queremos mostrar o antes e o depois com a atuação da Embrapa, relembrando por exemplo que a soja do cerrado foi desenvolvida aqui, com técnicos e pesquisadores que adaptaram a semente ao cerrado. Uberaba é referência na cana, na soja, no gado, agora também no desenvolvimento do trigo. Apoiaremos que a Embrapa tenha núcleo forte aqui”, pontua.


Oportunidades - Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, reforça que a agenda vai fortalecer a interação de quem faz pesquisa com quem produz. “Somos um polo regional que faz pesquisa, faz inovação dentro da vocação do agronegócio. Os números colocam a região como protagonista no agro, e este encontro com o presidente da Embrapa será de extrema importância para apresentarmos um mapa de oportunidades que temos pela frente. A Prefeitura de Uberaba quer impulsionar o fortalecimento da atuação da Embrapa na região, mostrando aos produtores, empresários e indústria do segmento o quanto pode-se desenvolver  em produtos e processos utilizando novas tecnologias”, avalia.


O pesquisador Doutor Vanoli Fronza, que participou da reunião representando aEmbrapa, também afirma que a iniciativa é muito importante para o fortalecimento das pesquisas na região juntos às instituições. Segundo ele, valorizar estratégias políticas com o fortalecimento da união de lideranças é essencial para os avanços. “Se a pesquisa brasileira não conseguir desenvolver produtos acessíveis aos produtores, eles acabam ficando na mão das multinacionais, cujos interesses financeiros são maiores. As cadeias produtivas precisam de produtos desenvolvidos por pesquisa nacional atuando de modo forte e competitivo. Esta agenda proposta pelo prefeito Paulo Piau vai reforçar os anseios da nossa região, e tem tudo para consolidar resultados positivos”.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub