WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

10/04/2019 - As comemorações do aniversário da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães continuam até sábado

Leitoras de 74 anos e de 8 anos receberam homenagem e premiação em livros por terem sido as mais assíduas em 2018. 

A solenidade simbólica do aniversário da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães marcou os 110 anos do local, como espaço cultural e educacional. Paulo Piau, prefeito de Uberaba, acompanhado da primeira-dama Heloísa Piau, esteve presente para a curta cerimônia de abertura das atividades da semana de 8 a 13. E ao se pronunciar, estendeu a mão para Maria Catarina Miranda Dias, uma menina que sonha em ser médica e leu, em 2018, 66 exemplares. 


A mãe, Jaqueline Miranda Lima, conta como é conduzir o incentivo à leitura em casa, diante de tantos atrativos como a televisão e a internet. Ela relata que a pequena estudante deve ler pelo menos um pouco todos os dias e deixa os livros espalhados pela casa. “Além d a leitura, incentivo a escrita também. É uma casa que tem muitos livros e brinquedos, onde ela se sente à vontade, para incentivar esse lado lúdico, a criatividade e o gosto pela leitura”, diz. O recado da mãe é incentivar com carinho e amor. “E o melhor, não precisa de condição financeira para essa viagem de conhecimento. A Biblioteca Pública está aqui para isso. O universo de livros que a Maria Catarina passeou, foi daqui”, relata. 


Piau ressalta que o lugar é sagrado e ímpar, já que se uma pessoa quer adquirir conhecimento mais do que a média, é preciso buscar, por meio da leitura, dos livros, da pesquisa. Ele reitera o compromisso do projeto de reforma da Bilbioteca, que depende de vários fatores de ordem burocrática. 
A secretária de Educação, Silvana Elias, relembrou quando ganhou uma enciclopédia aos sete anos e, criada na roça, foi alfabetizada pela mãe, em casa e, hoje, tem clareza da importância do incentivo, da educação e da leitura, hábito que mantém até hoje, lendo pelo menos um pouco antes de dormir. “Eu brinco que chegou a era dos Silva, porque quem tem poder é quem tem conhecimento e não um nome tradicional de família”, considera. 


Helione Dias, chefe do departamento de Bibliotecas da Semed, sugere que as pessoas reafirmem a importância do local para a cidade. “É um lugar de encontros, de trocas de experiências e, por que não, falar de formação da pessoa. A leitura é imprescindível para a nossa formação”, afirma, lembrando ainda as bibliotecas de bairros, mantidas pelo departamento também.


Os leitores – a aposentada Maria Bárbara Ribeiro, de 74 anos, foi a recordista de empréstimos de livros na Bilbioteca em 2018. Foram 106 livros, hábito que ela trouxe da época do Colégio Interno, onde era assídua frequentadora da biblioteca. Ela conta que além desses, lê também outros que troca com a amiga e ainda os que compra. “Eu gosto muito de livros da juventude, principalmente, me encaixo mais nesses, gosto do suspense, de uma aventura, descoberta arqueológica. A gente aprende muita coisa em livros, você aprende a lidar melhor com as pessoas, aceitar as diferenças, a perdoar”, finaliza.


Cláudia Alves da Silva, de 51 anos, artesã, leu 85 livros em 2018 e Maria Catarina, de apenas 8 anos, 66 obras. 

A Biblioteca - A história começa em 1905, quando fundou-se o Grêmio Literário Bernardo Guimarães, em homenagem ao escritor que morou na cidade. Depois da dissolução, a biblioteca do Grêmio foi doada à Prefeitura de Uberaba , em 1909, foi transformada na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Tem atualmente um acervo de 75 mil exemplaresNo local há também periódicos e computadores disponíveis para consultas na internet, gratuitamente. No saguão principal, há exposições de diversos temas. 


O prédio ainda abriga o Escritório de Direitos Autorais, que recebe e cadastra oficialmente obras de escritores de todo o Brasil, sendo o único da região. 


A comunidade pode fazer o cadastro de leitor da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães levando os seguintes documentos: uma foto 3x4, um comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com foto. A criança deve estar acompanhada de um responsável. Cada pessoa pode pedir empréstimo de até 3 livros e tem 10 dias para a devolução. Se houver atraso, haverá multa de R$ 1 por dia. 

As chamadas Bibliotecas de Bairro são: Biblioteca Pública Municipal do Cemea Boa Vista, que leva o nome do professor Antônio Bernardes. Já no Cemea Abadia, foi instalada a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques. E também, há a Biblioteca Pública Municipal do CEU das Artes, no bairro Residencial 2000. 

O horário de funcionamento da Biblioteca da Rua Alaor Prata, 317, no Centro, é de 8h às 18h de segunda a sexta e de 8h às 14h aos sábados. O telefone é (34) 3332 1900. 
Há também o site para a consulta de obras: https://uberaba.phlnet.com.br


Programação

Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães 
Rua Alaor Prata - 317 - Estados Unidos.

Atividades do projeto Biblioteca Viva:
De 09 a 12 de abril -  período matutino e vespertino. 

.    Oficina de Criatividade
.    Contação de Histórias
.    Pintura Facial
.    Bibliotur
.    Sessão Cinema

Atividades do Projeto Sextas de Histórias: encantando bebês 
12 de abril - das 10h às 10h30

Atividades do Projeto Jardim de Histórias:
13 de abril – das 10h30 às 11h30 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar