WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

05/04/2019 - Nota – falecimento Padre Prata

Foi com muito pesar que a Prefeitura Municipal de Uberaba recebeu a informação sobre o falecimento do padre Thomaz de Aquino Prata, conhecido, ao longo de sua trajetória sacerdotal de mais de setenta anos, como Padre Prata.
O prefeito Paulo Piau decretou luto oficial de três dias no Município e deixou a mensagem a seguir: 


Diante da perda, com certeza vão ficar a dor da saudade, mas também seus ensinamentos que não foram poucos: o do idealismo, da ousadia, da coragem, do enfrentamento, da caridade, da solidariedade e da fé.


Vão ficar marcados, também, os exemplos deixados por ele, sua personalidade determinada, sua vocação e dedicação a tudo o que se propôs, notadamente no campo da cultura.


Uberaba foi abençoada por tê-lo como filho e é agradecida por isto. Seu nome estará por todo o sempre registrado na história da cidade, quer pelo seu trabalho evangelizador; por suas ideias imortalizadas em seus escritos, através de colunas e livros; ou pela instituição da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, entidade tão nobre  da qual foi um dos fundadores.


Direta e indiretamente, foi um grande colaborador do Arquivo Público de Uberaba, quer ocupando assento como conselheiro por vários anos nas décadas de 80 /90 quer como parceiro-voluntário. Padre Prata conseguiu reunir e doou fotos e documentos do século XIX que foram importantes instrumentos para o desenvolvimento do Catálogo para Estudo da Escravidão em Uberaba. 


Enfim, padre Prata, se destacou e se impôs no cenário intelectual de Uberaba, e além de nossas fronteiras, pelas suas admiráveis qualidades de cidadão, de intelectual e de religioso exemplar. 


Sempre foi uma pessoa diferenciada, orientador espiritual dedicado. Particularmente, eu e minha família, como católicos que somos, recebemos muito ensinamento dele. 

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar