Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Biblioteca Municipal

22/03/2019 - Biblioteca Escolar: espaço de aprendizagem e cultura é tema curso a profissionais da Semed

Auxiliares de biblioteca da rede municipal participam de curso de formação, intitulado “Biblioteca Escolar: espaço de aprendizagem e cultura”, promovido pelo Departamento de Bibliotecas em parceria com a Casa do Educador, da Secretaria de Educação. 


Aproximadamente 60 profissionais de escolas de ensino fundamental participam do curso, como forma de atualização. Darci Bosco, uma das professoras responsáveis, conta que serão ofertados módulos diversos que ampliem a compreensão dos educadores quanto a aplicar os conhecimentos na prática diária. 


Entre os tópicos do curso, que acontece até outubro de 2019, estão assuntos como Clube de Leitura, Contação de Histórias, Ação Bibliotecária, artes visuais e biblioteca entre outras. 


A biblioteca não é apenas um espaço de leitura, é uma ferramenta para o processo de alfabetização e de aprendizagem, bem como um passo importante para o desenvolvimento criativo e crítico dos alunos, afirma Darci. 


De acordo com Fernanda Roqueti, diretora de Apoio à Educação Básica, os educadores podem utilizar a biblioteca como estratégia para ensinar conteúdos, estimular a imaginação e ampliar as referências das crianças e adolescentes, usando até a tecnologia a favor para relacionar o que acontece entre os muros da escola com o mundo exterior. 


As 30 escolas de ensino fundamental da rede municipal de Uberaba, atualmente, contam com bibliotecas equipadas com diversas obras, que atendem à demanda de cada comunidade e disciplinas. 


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9484/18, da deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), que modifica o conceito de biblioteca escolar e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). A proposta altera a Lei 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares no país.


O projeto considera biblioteca escolar o “equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo”, que terá uma série de objetivos, como disponibilizar e democratizar a informação, promover as habilidades e constituir-se como espaço de recursos educativos.

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub