WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

16/03/2019 - Zoonoses inicia novo cronograma do fumacê e motofog na segunda

Serviços percorrerão os bairros em esquema de quatro ciclos semanais
 
As ações dos motofogs seguem dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba, com um novo cronograma de quatro ciclos semanais. O UBV pesado (fumacê) teve a metodologia alterada pela Secretaria de Estado, de ciclos semanais para ciclos seguidos devido às chuvas, ou seja, se segunda a quinta, as caminhonetes passarão nos mesmos bairros em dias consecutivos.


Segundo as informações do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, os trabalhos seguem o número de notificações de casos suspeitos de dengue como critério de seleção dos bairros e não são realizados agendamentos. Esses recursos visam a diminuição da população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas pelos agentes de combate a endemias. As equipes vão percorrer os bairros da cidade com o fumacê (UBV Pesado), agindo contra os mosquitos adultos nos bairros, em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h, assim como os motofogs, de segunda a sexta.


A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, destaca que os veículos, no entanto, não atuam se estiver chovendo na hora das atividades, pois a água da chuva atrapalha a dispersão do inseticida. Ela enfatiza ainda que devido o pulverizador do fumacê só ficar voltado para um lado, durante o trajeto, para atender os dois lados da rua, em alguns momentos a caminhonete precisa circular na contramão. “Por isso pedimos a atenção da população, se estiver andando, passar para o outro lado da rua, pois precisamos jogar o inseticida dos dois lados”, solicita Lara.


Fumacê – Durante a próxima semana, do dia 18 ao dia 22, as equipes do fumacê percorrerão os bairros Cássio Resende, Jardim Primavera, Cyrela Landscape I e Amoroso Costa das 05h às 07h, enquanto das 17h às 22h, o percurso será nos bairros Boa Vista, Jardim Espírito Santo, Fabrício e Elza Amuí. Na segunda, dia 25, os veículos iniciam um novo cronograma.


Motofogs – Na segunda-feira (18), os motofogs percorrem a Vila Olímpica e o Valim de Melo I na parte da manhã e o Parque das Américas à tarde. Na terça, dia 19, percorrerão o Centro durante a manhã, e São Benedito durante a tarde. Na quarta (20) de manhã, os motofogs visitam o Residencial Estados Unidos e Vila Arquelau, enquanto à tarde será a vez do bairro Abadia.


Já na quinta-feira (21), das 05h às 07h, os motofogs estarão no Maringá e Cidade Jardim, enquanto das 17h às 22h, o percurso será no Leblon e Ponte Alta. Na sexta (22), das 05h às 07h, os motofogs iniciam os trabalhos no Jardim São Bento e Morada do Sol, enquanto no período da tarde/noite, das 17h às 22, o percurso será nos bairros Jardim Induberaba, São Cristóvão e Residencial 2000. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar