WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

12/03/2019 - Uberaba segue vigilante no desenvolvimento econômico para garantir investimentos

Dos quatro eixos-pilares do Desenvolvimento em Uberaba, dois ocuparam a pauta oficial do prefeito Paulo Piau nesta segunda-feira: logística, em reunião pela manhã no Rio de janeiro; e exportação, em audiência à tarde em São Paulo.


A Logum Logística S.A, com sede no Rio de Janeiro garantiu no início do ano financiamento junto ao BNDES de R$ 1,81 bilhão para a ampliação da infraestrutura dutoviária e de armazenamento do Sistema Logístico de Etanol, já em operação na região sudeste do País. Mais de 350 quilômetros de dutos da Logum e os terminais coletores e de armazenamento de etanol em Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG) já foram concluídos e já estão em operação. A partir de Paulínia, o escoamento até as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro ocorre através de dutos da Petrobras operados pela Transpetro.


Nesta segunda-feira (11) o prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, estiveram na Logum, com o seu presidente Wagner Biasoli para conhecer o plano de expansão do etanolduto. Também participaram os diretores da empresa, Leandro Alves de Almeida e Moacir Megiolaro.


O objetivo dos novos investimentos é de, até 2021, expandir em quase três vezes a capacidade de transporte de combustível, superando 8 bilhões de litros de etanol ao ano. Conforme Piau, o terminal de Uberaba ainda é subutilizado, em mais de 50%, e comemora a boa perspectiva. Por isto, o contato empresarial com futuros investidores. “Estamos atentos para colocar Uberaba na rota dos investimentos do grupo”, diz Piau. Uma reunião com transportadores deverá ser organizada pela Prefeitura.


José Renato resume bem este assunto, à primeira vista complexo: “Somos a ponta e não o fim da linha; o primeiro ponto de captação de álcool da Logum (Uberaba/Ribeirão Preto/São Paulo-Rio de Janeiro/ portos), o que demonstra a importância da cidade no campo da logística para o Brasil Central”. Ou seja, o Município conecta as regiões produtoras do interior de Minas Gerais aos principais centros consumidores das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.


Exportação. Além da Logum, o prefeito e o secretário estiveram em São Paulo com o presidente do Grupo Uai/Doimo Brasil, Elias Tergilene, continuando diálogo acerca de tratativas no campo da exportação em que envolvem também a Certrim.  Gergilene, inclusive esteve recentemente em Uberaba demonstrando o trabalho do grupo na infraestrutura para mercados e o interesse de parceiros chineses em Uberaba.  Para Piau, não há dúvidas de que Uberaba está ganhando notoriedade em nível estadual nesta área. Ele ressalta que além da China há também outros mercados potenciais compradores


Uma ‘reunião cardápio’, a fim de mostrar toda a cadeia econômica de Uberaba: da produção de qualidade à logística de exportação está sendo organizada e deverá ocorrer durante a 1ª feira Internacional de Negócios da Certrim, de 15 a 17 de maio, em Uberaba.


Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar