WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

20/02/2019 - Piau anuncia UPA da Criança e destinação de 100% dos recursos do Estacionamento Rotativo ao projeto

O prefeito Paulo Piau, junto ao secretário de Saúde Iraci Neto e o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, Secretário de Governo, Luiz Dutra e vereadores, anunciou nesta terça-feira (19) a parceria com o Hospital da Criança, referência histórica na saúde uberabense, visando a uma nova formatação para a consolidação da UPA da Criança. Com a presença da presidente do HC, Ana Paula Bosi Ferreira, e da ex-presidente do Hospital da Criança Teresinha Cartafina e equipe do hospital, foi anunciada a destinação de 100% dos recursos mensais que compete à prefeitura, arrecadados pelo sistema do Estacionamento Rotativo para o projeto, o que beneficiará o Hospital da Criança para a implementação de constantes melhorias.

 
O Uberaba Pronto Atendimento – UPA da Criança será um anexo do Hospital da Criança, que ganhará mais recursos, mais médicos, equipamentos hospitalares e uma nova estrutura de acolhimento para as crianças e pais, com sala de observação moderna, aconchegante, equipe de acolhimento diferenciada, brinquedoteca, entre outras melhorias. O projeto vai ao encontro do objetivo de busca de bem-estar das crianças, que serão poupadas da exposição às situações fortes que podem ocorrer nas UPAs. A mudança também busca otimizar os investimentos, ampliando a qualidade do atendimento à população com os recursos disponíveis e melhor qualificação da estrutura e do serviço pediátrico oferecido.
 
O prefeito Paulo Piau destacou que a ação fortalece o Hospital da Criança, dando vitalidade ao espaço tão importante na vida das crianças de Uberaba. “Lugar de criança é junto com criança, e não com adultos nas UPAs do São Benedito e Mirante. Lá as crianças ficam expostas a doenças de adultos, vendo chegada de paciente feridos em acidentes, vítimas de violência e outras situações, que não são próprias para a idade delas e que podem inclusive causar abalos emocionais. São poucas iniciativas como esta no país, e queremos ver o Hospital da Criança como uma referência. Além dos recursos já repassados ao Hospital e que será ampliado com a aumento no atendimento, o recurso do Estacionamento Rotativo será 100% destinado a essas atividades. Uberaba dá um grande passo na saúde, que já está bem posicionada, fortalecendo principalmente aquilo que é mais caro a um pai e a uma mãe, que são nossas crianças”, salientou o prefeito.
 
Segundo o secretário Iraci Neto, o trabalho deve ser iniciado até o final de março, dando amplitude ao atendimento infanto-juvenil no município. “Vamos valorizar o Hospital da Criança, parceiro histórico de Uberaba e com importância para toda a região. Elaboramos um plano de trabalho fundamentalmente para esta porta de entrada, de pronto atendimento, com todos os requisitos possíveis dentro das normas e diretrizes vigentes, e com uma equipe multiprofissional com flexibilidade aos horários de maior e menor demanda”, explica ele.
 
A presidente e pediatra Ana Paula Bosi Ferreira, presidente do Hospital da Criança, destacou a valorização do local agradecendo e destacando a parceria com a Prefeitura de Uberaba. “O Hospital pode virar uma referência na pediatria, e sabemos da nossa capacidade de atender as crianças com toda a qualidade. Temos espaço físico para receber toda a pediatria de Uberaba, e agora vamos ter o investimento necessário para melhorar cada vez mais o atendimento. Queremos deixar claro para a população que vai aumentar a capacitação, os médicos e recursos humanos, o horário, equipe de enfermagem. É uma mudança com estrutura. Queremos o apoio e a confiança dos pais, que eles sintam nosso acolhimento”.
 
O projeto - A Prefeitura de Uberaba detalhou que o anexo do Hospital da Criança onde funcionará o atendimento da UPA da Criança passará por reforma, adaptação e reestruturação, em parceria com a Unimed, além de receber novos equipamentos e mobiliários. Serão melhorias nos consultórios, leitos de observação, sala de espera, e equipamentos como raio-x e ultrassom para otimizar o atendimento. A unidade contará com monitores infantis, TVs nas salas de observação e espera e canais infantis.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, o investimento será de R$290.000,00 mensais, R$3.480.000,00 anual. A UPA da Criança funcionará 24 horas em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. Haverá ampliação do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (raio x, exames de sangue, eletrocardiograma e ultrassonografia), além da flexibilização da escala multiprofissional nos períodos de sazonalidade.
 
O secretário de Saúde, Iraci Neto, destacou a vocação assistencial do Hospital da Criança e a humanização no atendimento da criança e da família. O planejamento considera a integralidade do cuidado na Unidade, bem como as diretrizes do Plano Municipal de saúde vigente 2018-2021.
 
Luiza Carvalho - Jornalista 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar