WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

10/02/2019 - Biblioteca Bernardo Guimarães oferta oficina de Conservação, Preservação e Restauração de Livros

Sessenta e um Auxiliares de Biblioteca de escolas municipais participarão, na próxima semana, de oficina de Conservação, Preservação e Restauração de Livros, promovida pela Biblioteca Pública Municipal de Uberaba Bernardo Guimarães, em parceria com a Secretaria de Educação. As atividades acontecem na Casa do Educador, de 11 a 13 de fevereiro, das 8h às 17h30min. 

A oficina tem por objetivo capacitar os servidores das Bibliotecas Escolares Municipais com o ensino de técnicas adequadas com ênfase em sanar os danos causados pelo manuseio incorreto em ambiente de bibliotecas, como explica uma das responsáveis pela oficina, Rafaela Antônia da Silva, chefe da seção de Referência, Processamento, Técnico e Desenvolvimento de Acervos. Ela considera que a preservação e conservação dos livros é fundamental para prolongar o seu tempo de uso e evitar sua deterioração, viabilizando o acesso pelas futuras gerações. 

O curso está programado com as seguintes atividades: regras básicas para conservação de acervos documentais; fatores de degradação de acervos documentais: métodos e técnicas para encadernação e restauro de livros; materiais básicos para restauro; prática; dúvidas dos auxiliares de biblioteca. Rafaela cita alguns exemplos de como a oficina pode ajudar: recuperação de encadernações danificadas, remendos em folhas rasgadas, enxertos em partes faltantes do miolo ou da capa e planificação de documentos.

Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, localizada no Centro de Uberaba, tem atualmente um acervo de 75 mil exemplares aproximadamente. No local há também periódicos e computadores disponíveis para consultas na internet, gratuitamente. No saguão principal, há exposições de diversos temas. O prédio ainda abriga o Escritório de Direitos Autorais, que recebe e cadastra oficialmente obras de escritores de todo o Brasil. 


O Departamento de Bibliotecas da Semed também é responsável pelas Bibliotecas de Bairros, que são: Biblioteca Pública Municipal do Cemea Boa Vista, que leva o nome do professor Antônio Bernardes. Já no Cemea Abadia, foi instalada a Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Carlos Marques. E também, há a Biblioteca Pública Municipal do CEU das Artes, no bairro Residencial 2000. Além disso, a maioria das unidades de ensino da rede têm a Biblioteca Escolar. 

Dados – De acordo com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, existem 6.057 bibliotecas públicas no Brasil, entre municipais, distritais, estaduais e federais, nos 26 estados e no Distrito Federal, destas, quase duas mil localizadas na região Sudeste. 


Programação da Oficina deConservação, Preservação e Restauração de Livros:

Local: Casa do Educador Professora Dedê Prais.

Data: 11 a 13 de fevereiro de 2019. 

Horário: 8 horas às 12 horas e 13h30min às 17h30min.

Quantidade de alunos: 61 alunos (com duas turmas de 20 alunos e uma turma de 21 alunos).

Responsáveis pela oficina: Ivanilda Anicésio da Silva, Nilza Helena Martins Faria e Rafaela Antônia da Silva.


Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar