WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

07/02/2019 - Piau anuncia transporte para alunos e professores de escolas estaduais da zona rural

Mesmo sem garantia de recursos, o prefeito garantiu o transporte a partir desta quinta-feira
 
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, decidiu nesta quarta-feira, em garantir o transporte escolar gratuito para os alunos e professores do Ensino Médio (Estado) que moram na zona rural. A definição ocorreu mesmo sem a efetivação, até o momento, da assinatura do Termo de Adesão do Programa Estadual de Transporte Escolar - PTE - MG, que deveria ser celebrado entre o Município e a Secretaria de Estado de Educação.


A partir de amanhã, 7 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Uberaba assumirá, o transporte dos alunos e dos professores, do Ensino Médio, que coabitam com as escolas municipais (residentes na zona rural deste município e matriculados em escolas da Rede Estadual de Ensino). Da mesma forma, serão transportados, para escolas em bairros da zona urbana, alunos do Ensino Fundamental, residentes em locais onde não há unidades escolares estaduais ou municipais.


“Optamos por bancar o transporte escolar para que não haja prejuízo aos estudantes, mesmo com a difícil relação do governo de Minas com os municípios, na questão financeira. É Uberaba enfrentando a crise”, acrescenta Piau.


Silvana Elias, da pasta da Educação comenta que as famílias precisam desse apoio para que os alunos continuem a frequentar as escolas, considerando que o ensino básico é de responsabilidade do município e engloba o ensino médio. “Todos poderão se organizar, lembrando que como a deliberação foi feita somente hoje, e o calendário municipal se inicia no dia 18, não tivemos como planejar a alimentação escolar e retomada das cozinhas”, comenta.


Um ofício está sendo encaminhado à Superintendência Regional de Ensino sugerindo que, nos próximos dias, o Estado assuma e defina a situação em relação ao lanche. As diretoras de escolas municipais coabitadas pelas escolas do Estado também avisarão as respectivas diretoras das unidades estaduais.


Ensino superior e técnico – A Secretaria Municipal de Educação não terá condições de atender, neste ano, alunos que cursam a universidade ou o ensino técnico, conforme informado no fim de 2018, às lideranças de bairros. A Semed poderia atender a essa demanda, mas os investimentos têm que atender prioritária e plenamente os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Capelinha do Barreiro e Ponte Alta - alunos universitários e de ensino técnico da Capelinha do Barreiro e Ponte Alta terão disponíveis novos horários de ônibus coletivo para a volta às comunidades rurais. Nessas localidades a prefeitura disponibilizará uma van para levá-los de um ponto de ônibus até as fazendas. (veja abaixo as linhas e horários)


Na zona urbana – A Semed celebrou parceria com algumas escolas estaduais para o atendimento de crianças e adolescentes dos loteamentos onde não há unidades escolares. Com o retorno antecipado das aulas nas escolas estaduais, a prefeitura fará o transporte escolar para atender aos alunos do ensino fundamental que residem nos bairros Anatê, Izabel do Nascimento, Ilha de Marajós, Jardim Marajó e Residencial Rio de Janeiro. Os alunos dos bairros citados estão matriculados nas escolas estaduais Geraldino Rodrigues da Cunha, Felício de Paiva, São Benedito e Francisco Cândido Xavier.


Veja abaixo os horários e itinerários, lembrando que os estudantes devem baixar o aplicativo BUSU, para ter acesso a todas as informações sobre o transporte coletivo em Uberaba.


Linha 22 – Capelinha do Barreiro
Sentido: Capelinha do Barreiro para Uberaba – 17h10
Sentido: Uberaba (Terminal Beija-Flor) para Capelinha do Barreiro – 23h320.

Linha 16 – Santa Fé
Sentido: Santa Fé para Uberaba – 17h15
Sentido: Santa Rosa para Uberaba – 17h35 min
Sentido: Uberaba (Terminal Univerde) para Santa Fé – 23h20

Linha 20 – Recanto das Flores – (Escola Municipal Celina de Paiva)
Sentido: Recanto das Flores para Terminal Univerde (Oeste) – 17h
Sentido: Terminal Univerde (Oeste) para Recanto das Flores – 23h

Linha 58 – Ponte Alta
Sentido: Ponte Alta para Terminal Manoel Mendes – 17h
Sentido: Ponte Alta para Terminal Manoel Mendes – 17h20
Sentido: Terminal Manoel Mendes para Ponte Alta – 23h30

Jornalista Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar