WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

06/02/2019 - Mais de 6 mil mudas de árvores foram plantadas em Uberaba nos últimos 90 dias

A arborização da cidade já ganhou uma roupagem nova. Programas de manutenção das plantas e das vias estão sendo realizados paralelamente 

Segunda etapa do projeto de arborização – o Reviverde teve seu primeiro balanço divulgado esta semana pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, que em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Planejamento, estão desenvolvendo o projeto que visa às comemorações dos 200 anos de Uberaba (março de 2020). Nesta etapa, que completou 90 dias (de novembro a fevereiro), foram plantadas mais de 6 mil mudas de árvores. A grande maioria está concentrada nas Avenidas Dona Maria de Santa Borges e Randolfo Borges Júnior, duas das principais entradas da cidade e que dão acesso à região central.

Conforme o prefeito Paulo Piau, o projeto foi uma decisão do Executivo, e também um chamado da população que pedia mais verde na cidade e, consequentemente, os benefícios que a arborização urbana traz para todos.  

“Vivemos numa região de calor intenso e aumentar o índice arbóreo da cidade é de extrema importância para a população. Estamos trabalhando de forma diferenciada, o que plantamos estamos cuidando. Muitas mudas foram plantadas em 2018 e logo estarão grandes contribuindo mais sombra e ar fresco garantindo mais bem-estar aos uberabenses”, destaca.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Marlus Salomão, o Reviverde integra duas etapas, o plantio e a manutenção. Ele explica que em toda a extensão das principais avenidas esta acontecendo o plantio de novas mudas de acordo com a área, para que não ocorram situações de quebra de calçadas ou situações adversas que possam vir a prejudicar a população. “Para cada região, foi articulada o plantio de árvores compatíveis com aquele terreno. Na Univerdecidade, por exemplo, tivemos a liberdade de plantar em toda a extensão da Avenida Randolfo Borges Júnior, mudas de árvores frutíferas, deixando o local mais aplausível e agradável para que a população possa utilizar mais o espaço”, comenta o secretário.

Ainda na região da Univerdecidade, próximo a rotatória da Interbairros, foi criado uma área destinada ao plantio de Eucaliptos, assim como na Avenida Dona Maria de Santana Borges, que recebeu cerca de 50 mudas de palmeiras, contribuindo ainda mais com o embelezamento da avenida. Estão entre as espécies plantadas, Ipê, Manacá da Serra, Resedá, Jacarandá, Magnólia, Flamboyant Mirin, Quaresmeira, Pata de Vaca, dentre outras. Entre as frutíferas estão a Amora, Araça, Acerola, Jabuticabeira, Pitanga e Uavia.

Manutenção dos plantios – Em paralelo ao plantio das mudas, que seguirão até março, época de chuvas mais intensas, está sendo realizada a recuperação de áreas degradadas e manutenção do plantio já feito.

Marlus explica que a equipe de serviços urbanos faz a retirada das plantas invasoras e o replantio de mudas mortas, coroamento, adubação, combate a formigas, reparos de cercas, dentre outras situações dentro do programa.

“Uma etapa depende da outra. A manutenção é tão importante quanto o plantio, por isso, nosso trabalho é contínuo e muito em breve Uberaba estará mais bonita e com um ar mais limpo devido à amplitude da arborização urbana”, destaca.

Importante lembrar que o projeto Reviverde segue a proposta das Organizações das Nações Unidas (ONU), que prioriza as área verdes nas Zonas Urbanas, além de contribuir para o embelezamento e saúde da cidade.

“Mais uma vez reforço a importância e o envolvimento de todos neste projeto. É algo que deve ser feito coletivamente. O cidadão pode e deve contribuir com o Reviverde. O plantio de uma árvore terá uma bela história no futuro, além de deixar a cidade mais arborizada, o projeto deve ser um exemplo de parceria entre a comunidade e o Poder Público”, pontua o prefeito.

A população que se interessar no plantio das árvores pode entrar em contato com o Horto Municipal que fica na Rua João Nascimento, no Bairro Jardim Triângulo e as doações são feitas das 8h às 15h, de segunda à sexta-feira.

Jornalista Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar