WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

21/12/2018 - Número de sofás descartados e recolhidos nas ruas de Uberaba aumentou no último mês

Dados da Sesurb apontaram para o crescimento na semana de promoções da chamada Black Friday

Quase 55 toneladas de sofás sem condições de uso e madeiras foram recolhidos este ano pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Segundo o chefe do departamento de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, Fábio Apolinário, por semana, são recolhidos em média, 1250 quilos deste tipo de material que são descartados em ruas e locais inapropriados, como Áreas de Preservação Permanente (APP).

No último mês, esse quantitativo saltou para 1600kg e mais 6000 kg de madeira, recolhidos nos 11 ecopontos instalados na cidade, como explica Fábio Apolinário. Segundo ele, um dos fatores que mais chamaram a atenção foi que este número foi registrado depois da semana de promoções (Black Friday), realizada no final de novembro.

“Foram 400 kg de materiais recolhidos além do coletado normalmente, entre madeiras e sofás. Fazemos um alerta sobre esse fato, pois, além da sujeira causada, o descarte irregular causa o acúmulo de lixo e atrai presença de animais peçonhentos, além do acúmulo de água da chuva, que se transforma em criadouro do mosquito Aedes aegypti o que contribui no impacto ambiental causado pelo descarte irregular desses resíduos”, explica Apolinário.

O recolhimento dos sofás e madeiras é feito por uma empresa contratada pela Sesurb e o descarte feito no aterro sanitário.

O secretário, Marlus Salomão diz que a colaboração da população é importante para manter a cidade limpa e que o descarte irregular desse tipo de resíduo gera autuações. “Esse tipo de infração gera mais gastos para o município, o que poderia ser revertido para outras ações em prol da população. A conscientização de todos contribuirá para manter a cidade cada vez mais limpa”, destaca Marlus Salomão.

Multas - De acordo com a Lei 10.697/08 que prevê o sistema de Limpeza Urbana, quem for flagrado neste tipo de ação ilegal, em vias públicas, poderão ser autuados em até 17 Unidades Fiscais do Município (UFM). Lembrando que o valor da cobrança fiscal será reajustado a partir do dia 1º de janeiro de 2018, em R$273,35 (duzentos e setenta e três reais e trinta e cinco centavos).

Ecopontos – São ao todo, 11 locais destinados aos Ecopontos que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados, das 7h às 16h.

Podem ser descartados entulhos oriundos da construção civil, como tijolos e restos de azulejos, móveis velhos como sofás, camas, armários e guarda-roupas. Podas de árvores devidamente cortados em pedaços pequenos, materiais descartáveis como papel, papelão, vidro e alumínio também estão na lista dos materiais que são aceitos nos Ecopontos. Lembrando que não são recolhidos lixos eletrônicos como computadores, monitores, aparelhos de televisão, pilhas, óleo, material hospitalar ou industrial.

Confira os locais onde estão instalados os ecopontos:

•        Rua José Tinoco, 365 – Maracanã

•        Rua Claudio Talarico, 890 – Morumbi

•        Rua Alaska, 20 – Estados Unidos

•        Rua Iracema Barretos Pires, 280 – Alfredo Freire

•        Avenida Jaraguá, 810 – Residencial Serra do Sol

•        Rua André Luiz Samuel Alves, 170 – Residencial 2000

•        Rua Nelson Ciabotti, 51 – Paraíso

•        Rua Norma Menegaz Rezende, 1222 – Valim de Melo

•        Rua Antônio Alves Fontes, 961 – Volta Grande

•        Rua Ataliba Guaritá, 216 – Jardim Califórnia/Bairro de Lourdes

•        Rua Eva das Graças Oliveira Silva, 552 – Amoroso Costa

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar