WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

07/12/2018 - Piau assina Termo de Cessão de Maquinário para o Núcleo de Pesquisa instalada em Uberaba

Os recursos são oriundos de verba parlamentar do prefeito Paulo Piau enquanto Deputado Federal há mais de seis anos
 
O Núcleo Avançado de Pesquisa de Trigo Tropical, da Embrapa Trigo de Uberaba recebeu na manhã desta quinta-feira (06), das mãos do prefeito Paulo Piau, a oficialização e entrega dos recursos no valor de R$ 1 milhão destinados para a Fazenda Itiguapira que será equipada com maquinários objetivando a expansão da pesquisa de trigo do cerrado. A unidade experimental conta com, 226 hectares e fica próximo à comunidade de Santa Fé.


A assinatura simbólica do Termo de Cessão Gratuita de Uso do Maquinário aconteceu durante a realização do Workshop Trigo Tropical que foi realizado em Uberaba. A cerimônia teve a presença do vice-prefeito João Gilberto Ripposati (servidor licenciado da Epamig), do Secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Fernandes Saad; do diretor-geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira; do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Jorge Lemainski e de representantes de diversas instituições de pesquisa e fomento para a produtividade do trigo em todo o País.


A verba foi autorizada pelo Ministério da Agricultura há mais de seis anos, durante o último mandato do prefeito Paulo Piau enquanto Deputado Federal. O prefeito Paulo Piau lamentou a demora na liberação dos recursos dizendo que esses impasses por parte do Governo seja Federal ou Estadual dificulta o trabalho de instituições de grande importância como a Embrapa, que atua há mais de 40 anos, sendo uma das mais respeitadas dentro da área de pesquisa e de conhecimento do mundo.


“Essa entrega dos recursos, que acontece de forma simbólica, demorou seis anos e por isso aproveito para pedir e mostrar que muitos feitos não acontecem por conta de impasses. O próprio Governo, muitas vezes, atrapalha algo que pode ser mais célere. Além do mais, o nosso País poderia ser forte, principalmente em relação ao crescimento do PIB. Mas lentidões como esta prejudicam e muito o avanço. Ações como esta me fazem destacar o Parque Tecnológico que levou 30 anos para se fortalecer e depois de tanto trabalho e esforço conseguimos nos manter como a sexta cidade brasileira em produção de startups. A celeridade do Governo traz benefícios mútuos e em especial para a população”, mostra Piau.


O prefeito destaca ainda que as pesquisas desenvolvidas na Embrapa Trigo têm o potencial de atender a demanda do Brasil que, atualmente, importa quase cinco milhões de toneladas de trigo, ou seja, quase 50% do consumido. “Esperamos que esse maquinário contribua para a evolução das pesquisas e dessa forma proporcionará o crescimento da nossa região, além de termos um trigo mais barato e em consequência produtos mais em conta financeiramente”, destacou.


Segundo o secretário do Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Fernandes Saad, a representatividade da Embrapa em Uberaba traz muitos benefícios para a região. “Temos exatamente a missão de destravar processos complexos contribuindo com o crescimento da nossa cidade. O recebimento deste recurso e a realização deste Workshop agregam a troca de informações e soluções que contribuirão para o avanço dos estudos e ganhos tecnológicos da cadeia produtiva”, relata.


O vice-prefeito João Gilberto Ripposati destacou a importância das instituições de ciência e pesquisa e, dos setores produtivos. “Reconhecemos a dedicação do prefeito, enquanto Deputado Federal, no apoio para a aquisição de equipamentos em favor do fortalecimento do Núcleo Avançado de Pesquisa do Trigo Tropical se tornando referência em nossa região”, destacou.


Ripposati lembrou também do seu empenho desde a década de 90, enquanto legislador municipal onde incluiu e aprovou nas leis orçamentárias recursos para viabilizar o Parque Tecnológico e o Núcleo de Pesquisa em Itiguapira em cumprimento do Termo de compromisso entre a Embrapa/Epamig e Prefeitura.


Pesquisas e avanços do Trigo em Uberaba – O chefe-geral da Embrapa, Osvaldo Vasconcellos Vieira, comemora os feitos e destaca Uberaba como o principal pólo de pesquisas do Trigo no Brasil.


Ele lembra que há dez anos teve a oportunidade de escolher algumas unidades para instalar a unidade de pesquisa e a acolhida e a visão de futuro da cidade promoveu a instalação da unidade Trigo. “Sempre tivemos o apoio do Piau e a consolidação desta unidade experimental mostra a importância de Uberaba como o grande pólo de pesquisa. Já consideramos a cidade como o epicentro tropical do Trigo e nossa perspectiva é que esse crescimento seja continuo”, comemora.


Vieira relatou que sobre os valores recebidos beneficiará e contribuirá para um impacto nas pesquisas e, sobretudo financeiro para a Embrapa. “Tínhamos que trazer do Sul do País todo esse maquinário recebido. É um recurso público aplicado de forma correta, saudável e eficiente. O trigo do Cerrado vai se moldando e construindo alicerces em Uberaba e esperamos que muito em breve, possamos ter aqui um produto ainda mais produtivo e rentável que suprirá a demanda nacional e internacional para a produção do pãozinho, da cerveja, enfim, tudo o que envolve o produto”, finaliza.

Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar