WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

29/11/2018 - Serviços essenciais continuarão dentro da normalidade

As ações de economia adotadas garantem o atendimento à comunidade nas áreas de Educação, Saúde e Serviços Urbanos

Os serviços com a Educação e Saúde municipal lideram a lista de despesas de custeio da Prefeitura de Uberaba que são subsidiadas com a Fonte 100. Ao todo 71% do custeio estão focados em serviços diretos à comunidade, como por exemplo, Saúde, Educação, Trânsito e Transporte Coletivo, Serviços Urbanos, atendimento as comunidade rurais. Também estão nestas áreas o maior número de servidores da prefeitura, algo em torno de 90%.

O decreto de Estado de Emergência que será publicado ontem (28) visa à redução da jornada de trabalho do Centro Administrativo, Secretarias e Órgãos externos, a partir do dia 1º de dezembro, das 12h às 18h, para a redução significativa de gastos, como por exemplo, energia e telefone. Com a redução de horário a economia será de R$ 105 mil/mês, somente nestes dois itens.

No que se refere aos serviços urbanos como coleta de lixo, limpeza e varrição urbana, serviços de tapa-buraco, as atividades serão mantidas dentro da sua normalidade.

Na Secretaria de Educação, o horário de funcionamento reduzido é relativo apenas aos servidores que trabalham no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. As Escolas Municipais, Cemeis, Cemeas Abadia e Boa Vista, Casa do Educador e Crei, cumprirão o horário de trabalho normalmente, com as atividades que lhes são pertinentes.

Silvana Elias, secretária da pasta afirma que é necessário assegurar a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Os ajustes financeiros não terão nenhum tipo de impacto ao serviço final da população, principalmente os alunos, que não podem ser prejudicados no seu percurso de aprendizagem”, completa.

As atividades que já estavam planejadas e  que não demandam custo para o poder público acontecerão normalmente, como o Festival de Dança, a Feira de Ideias, no dia 04 de dezembro e a Semana da Educação Infantil, pois envolve um processo pedagógico e parceiros externos.

SMS - Sobre a Saúde, o secretario Iraci Neto afirma que a população não será atingida e que Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para recompor toda a estrutura para priorizar a manutenção dos serviços essenciais.

“Estamos cumprindo uma determinação por parte da administração do prefeito Paulo Piau participando dessa articulação e ajustes nesse estado de emergência vivido. A política pública de saúde é um eixo primordial, por isso a ordem é estabelecer prioridades, principalmente em relação à jornada de trabalho. Não teremos impacto nas UBSs para não faltar médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem nas salas de vacina e nem atingir as visitas dos agentes comunitários de saúde de endemias até mesmo por estarmos num período crítico”, explica Iraci.

Sobre as despesas, o secretario explica que foram cortadas as despesas indiretas como complementação de carga horária, funções gratificadas dos servidores que cumprem funções de coordenação de unidade ou atividades dentro da Secretaria de Saúde. Já na estrutura operacional e na logística de veículos foram cortados parte da frota, cargos comissionados e contratados no que se refere à parte administrativa.

“Estamos tratando isso com muita delicadeza porque é uma suspensão, a princípio por 90 dias, que poderão ser retomadas a partir do momento que se restabeleça toda a rotina financeira por parte dos entes junto ao município. Esse reflexo é o mínimo possível, e logicamente vamos ter que fazer um esforço maior, ter um desdobramento maior daquelas pessoas que ainda permanecem, mas chamando atenção de todo o corpo da secretaria. Não só os comissionados vão se esforçar, mas nós estamos conversando com os contratados e os próprios servidores efetivos que são os grandes colaboradores da Prefeitura”, explica.

Jorn. Sabrina Alves

Jorn. Monica Cussi

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar