WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

11/11/2018 - Prefeitura alerta sobre descarte inadequado de lixo no período de chuvas

Lixos descartados fora do horário ou em locais inadequados podem causar o entupimento de bueiros e consequentes alagamentos na cidade

 

Durante os períodos de chuvas, os cuidados com o descarte de lixo doméstico devem ser redobrados. Os acúmulos dos resíduos domésticos atrelado com a quantidade de água parada podem causar graves problemas de saúde. Diante disso a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) faz um alerta sobre o acondicionamento correto do lixo e sobre o seu descarte adequado, a fim de evitar situações que inclui desde o entupimento de bueiros e, consequentes alagamentos na cidade.

O secretário da pasta, Marlus Salomão, pede que a população se conscientize sobre os cuidados a serem tomados neste período. “Quando o lixo é descartado nas vias públicas ou em terrenos, enfim, em locais impróprios, acabam sendo levados para o meio fio e entram pelas grades das galerias de águas pluviais. Evitar deixar o lixo a céu aberto e em locais inadequados também é um fator benéfico para todos”, diz.

Marlus reforça sobre evitar qualquer acúmulo de água parada em recipientes que podem ser potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, entre essas: garrafas de vidro, pneus, sacolas, dentre outros que devem ser sempre mantidos em locais secos e descartados corretamente. Sobre os cuidados com terrenos, o titular da pasta reforça que é o controle do mato que devem ser capinados e limpos periodicamente. Além dos mais, permite o escoamento da água.

Outro ponto é sobre a antecipação do descarte de lixo nos horários corretos. O chefe do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Fábio Apolinário volta a falar sobre os transtornos causados devido à ação. 

“Pedimos a compreensão das pessoas para colocarem seus lixos, principalmente nos dias chuvosos, próximo ao horário do caminhão de coleta. Entendemos que muitas pessoas trabalham e não estão em casa no horário previsto da coleta do lixo. Nesses casos, o ideal é acondicionar o lixo em sacos reforçados e deixá-los numa lixeira alta, dessa forma animais não terão acesso e, também, caso uma forte chuva veia a cair, os sacos não serão levados pela correnteza”, explica.

Vale lembrar que a coleta em Uberaba é realizada em dias e horários alternados, sempre três vezes por semana, exceto na região central onde a coleta é feita diariamente.

 

Jorn. Sabrina Alves

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar