WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

30/10/2018 - Mercado chinês quer expandir comércio com agronegócio de Uberaba e região

Proposta apresentada à Prefeitura inclui produção de pequenos produtores e agricultura familiar
 
O prefeito Paulo Piau e equipe das Secretarias de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Meio Ambiente (Semam) receberam na sexta-feira, dia 26, empresários da Doimo Brasil/Shopping UAI e do setor de agropecuária de Uberaba e região para discutir a expansão do mercado uberabense e oportunidades de negócios entre Brasil e China. Durante a reunião, o sócio da Doimo Brasil/Shopping UAI, Elias Tergilene, apresentou a história de seu trabalho com construção de infraestrutura para mercados e o interesse de parceiros chineses em Uberaba, motivo das propostas.


Participaram da reunião, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Emater Uberaba, Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Minas Gerais (Aprosoja-MG), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim), Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Instituto Agronelli, Café do Produtor, ABS Global, Zebu Carnes Supermercados, Seara Alimentos, Usina Delta, Sicoob Uberaba, JBS, Grupo Ma Shou Tao e pequenos produtores, como Ricardo Bento, do Assentamento Dandara, produtor de mussarela de búfala.


Dentre as propostas apresentadas, Elias ofereceu para os pequenos produtores e agricultores familiares a ideia de expandirem sua produção, nacionalizando produtos da região por meio da rede de mercados da Doimo Brasil/Shopping UAI espalhados pelo Brasil, bem como levar - no futuro- essa produção para o exterior. A segunda proposta, de abertura para o mercado chinês, inclui tanto produtos alimentícios, como tecnologia, no caso de melhoramento genético de bovinos, entre outros.


O empresário explica que sua vinda para Uberaba se deu pelo interesse no ramo imobiliário. Ele pretendia área para construir um shopping  ou comprar um shopping.  No entanto, diz, percebeu o potencial do agronegócio da  região. Isto – continua - coincidia com a vontade da Frente Parlamentar Brasil-China, de comprar produtos do Brasil, principalmente agrícolas.  “A região tem um grande potencial. Então viemos para conversar com os produtores e levar o produto para a China e fazer negócio”, ressalta o empresário. 


Resultados. O prefeito Paulo Piau destacou que esta oportunidade de negócios é desdobramento do esforço para colocar Uberaba no contexto internacional, com a viagem institucional à China em maio, demonstrando o potencial da cidade para novos investidores. “A China é compradora real de alimentos do Brasil e eles  estão querendo comprar mais, mas não só milho, soja e carne. Eles querem alimentos  tipo mel, própolis, queijo de búfala - que o assentamento Dandara de Uberaba produz muito bem. Eles estão querendo comprar produtos orgânicos e bancam a infraestrutura em troca do produto. Então é uma linha direta do produtor ao exportador, eliminando os intermediários e gerando mais renda para o produtor”, enfatiza Piau.


A infraestrutura foi um dos questionamentos do presidente da Aprosoja-MG, Wesley Barbosa de Freitas,  durante a apresentação da proposta de negócio. "Precisamos viabilizar a entrega da nossa soja no mercado comprador, porém é necessário remunerar melhor o produtor brasileiro, pois, hoje, o preço está muito baixo. Se conseguirmos eliminar as trades, entregar as nossas mercadorias direto ao mercado consumidor, conseguiremos remunerar melhor o produtor garantindo assim maior lucratividade”, aponta Freitas.


O presidente da Emater-MG, Glênio Martins Mariano, é um dos parceiros do projeto de Tergilene e acompanhou a apresentação. Segundo ele, Uberaba é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do setor agropecuário no Brasil. Martins afirma que a Emater-MG busca auxiliar na construção de uma relação de negócio a médio e longo prazos entre Uberaba e os chineses. “A Prefeitura é parceira, o prefeito Paulo Piau é um técnico que conhece bem a área. Estamos muito otimistas, pois para a Emater é muito importante assistir o produtor, não só da porteira para dentro, mas trabalhar com esse produtor até que ele alcance outros mercados, internos e externos”, coloca Martins.


Expectativas. As tratativas devem continuar, após troca de contatos entre os presentes, para desenvolver as propostas. O prefeito destacou a expectativa para Uberaba: “Essa reunião de hoje juntou uma nata dos produtores, grandes produtores e pequenos e agricultores familiares que produzem muito bem queijo, mel, entre outros produtos. Portanto é uma ótima oportunidade para Uberaba continuar se destacando com esse intercâmbio China-Brasil”.

Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar