WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

30/10/2018 - Estudantes de Uberaba são os melhores na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Na manhã desta segunda, o prefeito Paulo Piau, a primeira-dama Heloísa Piau e secretários municipais receberam os alunos do IFTM Campus Uberaba (MG) campeões da 8ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP. Os alunos Luís Eduardo Siqueira de Freitas, Otávio Henrique Ferreira e Rodolfo Rocha Costa e Santos, da equipe Agrolife 2.0 receberam o título inédito para o município, que nas outras edições alcançaram apenas o 12º lugar e, nesta 8ª edição ainda houve destaque para o estudante Luís Eduardo como maior pontuador da final.


O prefeito Paulo Piau ressaltou que a distribuição de renda mais eficaz é a da educação pública, nas escolas, institutos e universidades, que dá oportunidade aos jovens de estudar e trabalhar. Lembrou da classificação de Uberaba como a melhor escola de Minas Gerais em qualidade e, salienta o incentivo da rede municipal em encaminhar alunos ao IFTM.


O aluno Otávio Henrique é oriundo da Escola Municipal Gastão Mesquita Filho, no bairro rural de Uberaba, Ponte Alta. E ele considera que a influência da escola e do próprio local onde viveu foi determinante para escolher a área de Agronomia.


O estudante Luís Eduardo, de Conceição das Alagoas (MG) comenta que o desejo dos três é continuar na área, ingressando na graduação a partir de 2019. “Vemos que Uberaba é um polo do agronegócio e sabemos da qualidade da educação e como vem crescendo. Assim podemos alcançar grandes patamares. Somos alunos de escola da rede federal concorrendo com escolas particulares, mostrando que a escola pública tem muito potencial”, comenta. Rodolfo Rocha, que fez o ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora das Graças, também pensa no futuro e quer seguir a carreira, realizando mais ainda pela produção e pesquisa no país.


O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luís Carlos Saad, colocou-se à disposição dos estudantes para apoiá-los no encaminhamento ao mercado de trabalho. “Gente boa tem espaço em qualquer lugar do mundo, sendo de escola particular ou pública. Sendo pessoas do bem, estaremos prontos a orientá-los e dar o apoio necessário”, completa.


Silvana Elias, secretária de Educação, citou o trabalho realizado nas escolas da rede, com os alunos do 9º ano, na preparação para o ensino médio técnico do IFTM, com resultados bastante significativos. “Professores e gestores precisam se engajar nesse trabalho de associar o conhecimento à prática e transformar vidas, com oportunidades”, finaliza.

A OBAP. Orientados pelo professor Adley Camargo Ziviani, os alunos concorreram com 150 competidores, que realizaram provas teóricas e praticas, na etapa final em setembro, no IFTM – Campus Bambuí. Eles tiveram 1h30 para resolver 20 questões objetivas e 2 discursivas. Na parte prática, foram desafiados a cumprir três atividades envolvendo coleta de amostra de solos, operação da máquina semeadura adubadora e técnicas de inseminação artificial.

A classificação final leva em consideração as notas dos competidores na prova teórica, nas atividades práticas propostas na fase final e na elaboração de um vídeo (pitch) sobre Gestão Sustentável de Águas no Meio Rural. (Acesse aqui)

No início de 2019, os estudantes finalistas, cerca de 12 em todo o país, disputarão vaga para a etapa mundial. A prova é individual e garantirá a participação na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), na Coreia do Sul.

Jornalista Monica Cussi

Comunicação Semed PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar