WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

04/10/2018 - Inovação e Empreendedorismo

Projetos de Uberaba estão validados na disputa pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Gestão do prefeito Paulo Piau já conquistou três troféus e continua inovando com iniciativas reconhecidas

Mais uma vez Uberaba se destaca com a classificação no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com dois projetos selecionados entre as inscrições de Minas Gerais. Com três troféus da premiação, a Prefeitura Municipal de Uberaba agora concorre com o projeto “Ser Formal é Legal”, na categoria Inclusão produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual, trazendo a inovação da lei que regulamenta o comércio e prestação de serviços realizados em vias e logradouros públicos, com destaque para a regularização de vendedores ambulantes. O segundo é “Uberaba Empreendedora – Prefeitura Fácil”, em Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, que destaca o Alvará Online como parte de uma série de iniciativas do município para a desburocratização dos serviços públicos.

Nas últimas semanas a PMU validou os projetos selecionados junto ao Sebrae, inclusive recebendo fiscais para a comprovação documental e testemunhal dos projetos concorrentes do prêmio. “Todos os números, documentações, leis e ações citadas na inscrição dos projetos são verificados para comprovação, e isso somará na avaliação para os pontos. Essas comprovações devem ser enviadas para a Fundação João Pinheiro para validação das pontuações”, explica a secretária adjunta da Sedec, Anne Roy Nóbrega.

Inovação no caminho da desburocratização. O prefeito Paulo Piau comemorou a seleção destacando a iniciativa do Sebrae em premiar ideias inovadoras. “Uberaba é uma cidade inovadora desde a década de 30, e não poderia ser agora que ela não continuaria sendo. Em relação à lei dos ambulantes, esta é uma lei que busca regularizar a situação permitindo que eles trabalhem, mas de uma maneira organizada, coordenada e disciplinada. E o Alvará Online é um importante projeto da Prefeitura de Uberaba e estamos em um grande embalo para menos burocracia e menos papel. Já temos o ITBI online, Licenciamento Ambiental online, fizemos o IPTU online, portanto estamos avançando muito nesta situação de informatizar a prefeitura e diminuir burocracia”, avalia o prefeito, enfatizando que o Alvará Online já está em franca utilização simplificando a vida das pessoas.

Torcendo pela conquista de mais um prêmio, Piau pontua que o Brasil precisa de um “choque” de simplicidade. “São iniciativas que estão ajudando as pessoas a não perder tempo. Estamos avançando na desburocratização e não é só Uberaba, mas sim vários municípios, apertando para que o Estado e a União façam o mesmo e a gente evite perdas de tempo com papel e com burocracia”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, os projetos selecionados e os troféus já conquistados no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor fortalecem a visão de empreendedorismo do atual governo municipal. “Estas ações, dentro da visão de gestão do prefeito Paulo Piau, estão sendo reconhecidas e mostram que Uberaba está no caminho certo. As iniciativas do município são modelo para outras cidades, que buscam nossas leis para implantar projetos semelhantes em outros lugares. A Sala Mineira do Empreendedor, por exemplo, é uma amostra disso. Ela já recebeu o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2014 e nosso modelo virou programa estadual, sendo aplicada em aproximadamente 150 cidades do estado. A Prefeitura de Uberaba está sempre aberta para compartilhar  essas ideias que estão dando certo”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar