WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

03/10/2018 - Prefeito assina termo de contrato para elaboração de projetos do Geossítio Santa Rita

Como parte do programa de implantação de Geossítios em Uberaba, o prefeito Paulo Piau assinou nesta sexta-feira (28) o Termo de Contrato de Prestação de Serviços da empresa responsável pela elaboração de projeto de engenharia e arquitetura do novo Geossítio Santa Rita. O projeto será construído ao lado da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, em área verde onde hoje está um afloramento rochoso e a escadaria do auditório a céu aberto da Biblioteca. No local existe um fóssil de dinossauro e por isso a área foi preservada.


A empresa vencedora da licitação é a Vichtor Construtora, que ficará responsável pela elaboração de projetos executivo, de arquitetura e detalhamento, fundação, estrutural e hidráulico. Também devem ser elaborados projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico, e infraestrutura de segurança. O contrato terá vigência de 12 meses a partir da assinatura, e o prazo de execução dos serviços será de até cinco meses, a partir da emissão de ordem de serviço. O valor total do contrato é de R$43.659,88.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destaca que o projeto valorizará ainda mais a região central de Uberaba. “Ali será uma degustação de Peirópolis e um importante espaço paleontológico por terem sido encontrados fósseis que ali permanecem intactos e que serão destaques deste projeto. O local servirá para contribuir com o nosso esforço em termos o reconhecimento da Unesco, para que a cidade integre a lista dos municípios integrantes dos Geoparques. Isso tudo contribuirá e muito para aquecer a nossa economia”, pontua ele.
Segundo a secretária adjunta da Sedec, Anne Roy Nóbrega, o objetivo é que a empresa entregue um projeto amplo e completo, com todos os projetos complementares detalhados, para que se saiba exatamente quanto custará a obra. Com os projetos elaborados, o próximo passo será a captação de recursos. Nesta etapa Anne avalia que não haverá dificuldades, visto que o projeto Geopark Uberaba está sendo muito bem aceito tanto pelos Ministérios quanto pelas empresas privadas.


“É um projeto muito fácil de receber uma chancela para Lei Rouanet e para recursos do Ministério das Cidades, Meio Ambiente, Cultura ou Turismo, por exemplo. É um projeto muito bem defendido e de geoconservação, já que existe material fóssil no local. Já temos toda a fundamentação escrita do Geossítio e faltam estes projetos muito específicos para a definição de valores. A contratação da empresa se justifica por serem serviços complexos e extremamente especializados e minuciosos, dentro da arquitetura e da engenharia”.


Além de conservar o afloramento fossilífero, Anne destaca que o projeto vai mostrar essa riqueza para Uberaba e interligar, no Geossítio Santa Rita, a Igreja São Domingos, Igreja Santa Rita, Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal. “É um elo do turismo religioso, o turismo de negócios e o turismo paleontológico. Tudo isso no coração de Uberaba, no centro da cidade, somando na revitalização do centro para os 200 anos. Vamos colocar os três dinossauros no meio da cidade para lembrar que Peirópolis pertence a Uberaba e somos uma única identidade cultural”.


Jorn. Luiza Carvalho
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar