Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Biblioteca Municipal

21/09/2018 - Biblioteca Municipal promove eventos literários e culturais nesse final de semana

Graciliano Ramos, Cupim Literário, Circuito Dandô de música, Jardim de Histórias e Encantando Bebês recheiam as atividades da cidade

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães recebe diversos eventos nessa sexta-feira (21) e sábado (22). Com intuito de promover a leitura e a música, as ações são todas abertas ao público e gratuitas. Os eventos são uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e Superintendência de Bibliotecas Públicas.


Na sexta-feira, às 19h, o projeto Cupim Literário desenvolve “A Leitura como descoberta de si”. O Cupim é um grupo voltado à literatura e interações com outras artes como cinema, teatro, música e outras. O evento conta com o apoio da Editora Melhoramentos e com a presença dos psicólogos, Pedro Jovanelli, Carlos Lemes e Alyson Prado. Às 20h, a Biblioteca se transforma em palco para o projeto musical “Circuito Dandô” que traz o grupo de Araguari, “O Trem Das Gerais” e a cantora Uberabense, Carolina Emília.


Já no sábado, a partir das 9h, será realizada a aula aberta “Vidas Secas – 80 anos de publicação do romance de Graciliano Ramos”. Em formato de conversa, a atividade será ministrada pelo professor do Departamento de Estudos Literários da UFTM, Eduardo Veras e pelo Escritor e professor de Geografia, Renato Muniz.


Veras explica que serão trabalhadas duas visões da obra, “Renato irá detalhar questões ligadas a geografia e ao clima do Nordeste e eu farei um paralelo com a escrita de Graciliano e como o mesmo transformou esses aspectos em inspiração para um romance”. O “Vidas Secas” ilustra a trajetória de uma família de retirantes e é narrado em 3ª pessoa. O professor da UFTM esclarece que são personagens sem acesso à itens essenciais à vida e que quase não falam, “são silenciados e silenciosos”, devido à violência climática, social e política ao qual estão inseridos.


Encantando Bebês e Jardim de Histórias. A Biblioteca também promove atividades voltadas para crianças, pais, cuidadoras e apreciadores da arte de contar histórias. Na sexta de manhã, a partir das 10h, ocorre o projeto “Encantando Bebês” no setor infanto-juvenil. Já no sábado, às 10h30, o setor infanto-juvenil abre o “Jardim de Histórias”, que promove contação de contos de uma forma lúdica.


O objetivo do projeto é incentivar a família a praticar a leitura e contação de histórias para os bebês e as crianças pequenas, propiciando o vínculo amoroso, a memória afetiva, o desenvolvimento da linguagem, a diversão e a alegria. A Biblioteca Municipal fica na rua Alaor Prata 317 – Centro.


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub