WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

20/09/2018 - Circuito Dandô traz a Uberaba grupo musical “O Trem das Gerais” e Camila Emília

Na sexta-feira (21), a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães é palco do projeto itinerário “Circuito Dandô”. A apresentação musical será feita pelo grupo “O Trem das Gerais”, a partir das 20h. A anfitriã da noite será a cantora Uberabense Camila Emília.


“O Trem das Gerais” é um conjunto musical popular da cidade de Araguari, formado pela família Figueiredo. O pai, Adolfo é responsável pela voz e violão, a mãe Vânia pela voz e percussão, os filhos João Paulo pela percussão e Pedro Lucas pela viola caipira e violão de aço. Atuantes em Araguari e todo o Triângulo Mineiro são tidos por seu público como um grupo defensor da cultura popular e das características do cerrado mineiro.
Adolfo tem uma vivência na música popular e o gosto pela verdadeira cultura do povo mineiro fez 1996, de forma espontânea, com que a família se tornasse um grupo musical.


Sobre o nome do grupo, Adolfo, que é filho e neto de ferroviários, explica que é devido às expressões mineiras. “Tudo em Minas é trem, faca é trem, bola é trem, caneta é trem. Como cresci em meio a trilhos e vagões, nós queremos passar a ideia de movimento, optamos por esse nome, O Trem das Gerais”.


Em 2003 o grupo lançou seu primeiro álbum chamado Cantos Gerais. Três anos depois veio Embornal de Cantoria. Embornal é uma espécie de saco, e o álbum é uma manifestação do cerrado guardador das tradições, influências, parcerias e resistências. “A nossa infância, a nossa vivência na beira dos rios, as cantadeiras, as lavadeiras, pessoas simples do povo, essas são nossas grandes influências. Além de estímulo para continuarmos a luta”, esclarece Vânia.


A anfitriã do evento. Carolina Emília é cantora natural de Uberaba e se dedica aos estudos da voz e interpretação para contribuir com o resgate da música popular. Atualmente estuda um repertório de músicas brasileiras que discorrem de Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, João Bosco, Toninho Horta, Chico Buarque, Tom Jobim e outros nomes da música brasileira. A proposta da noite é difundir a característica musicalidade de Minas Gerais.


Circuito Dandô. O circuito foi idealizado pela cantora Kátya Teixeira e realizado por uma rede de mobilizadores locais, artistas, instituições e produtores culturais. Busca uma interação musical entre artistas e público, proporcionando às pessoas o acesso à música produzida fora da indústria cultural de massa.


O Dandô teve início em 2013 e hoje está presente em mais de 40 cidades brasileiras, se expandindo para América Latina e Europa. ‘Dandô’ é uma forma verbal rápida da palavra andar, “andou, dandou, dandô”, no linguajar dos pretos velhos. O nome do projeto foi tirado da música ‘Canto dos Ipês Amarelos’, de João Bá, Klécius Albuquerque e Guru Martins, que homenageia o cantor e compositor Uberabense Dércio Marques, falecido em 2012.


Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar