WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

04/09/2018 - Prefeitura economizará 36% na coleta de lixo e limpeza urbana

Licitação para a contratação da empresa para prestação de serviços para coleta de lixo teve mais uma etapa concluída nesta segunda-feira (03). A empresa Lara Central de tratamento de Resíduos apresentou a menor proposta, de R$ 83.614.104,00. A proposta vencedora corresponde a aproximadamente 36% menor do que valor inicial estimado para a licitação que seria de R$130.808.894,40 para um contrato de 36 meses.

A contratação prevê a prestação de serviços de coleta, transporte de resíduos manuais e por contêineres, serviços de fornecimento, instalação e manutenção de aterro sanitário, licenciamento corretivo, capinação manual, conservação de áreas ajardinadas; varrição mecanizada de vias públicas e contratação de equipe especializada atendendo a solicitação da Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

 Entre as inovações deste contrato está à implementação da varrição mecanizada e veículos modernizados com até cinco anos de uso. 

Seis empresas estavam aptas a participaram da habilitação do certame. A empresa vencedora ofertou o menor preço tendo o município de Uberaba alcançado uma economia considerável dentro do principio da economicidade.

“Os envelopes com as propostas apresentadas pelas empresas concorrentes foram abertos e definido o resultado final que segue para o prazo recursal de cinco dias úteis de acordo com a legislação”, explicou o presidente da Comissão de Licitação Permanente, Guilherme Felix.

Importante lembrar que em junho deste ano, outro processo licitatório foi formalizado pela Sesurb a fim de obter maior economia na contratação de serviços urbanos de limpeza. Com esse desmembramento obteve uma economia na ordem de 43,9% para o município.

Segundo o secretario da pasta, Marlus Salomão o ato de desmembrar os processos oportunizou maior economia para o município.

“Esses processos contribuirão para a redução dos custos desses serviços além de contribuir para a modernização e ganho de escala, ou seja, teremos um serviço de qualidade e célere, com equipamentos modernos garantindo uma maior eficácia na limpeza urbana”, garante o secretário.

Cidade limpa

Vale lembrar que Uberaba está entre as 10 cidades mais limpas do Brasil, ficando na 8ª colocação de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública (Albrepe). O levantamento foi feito sete anos após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ao todo, 3 mil cidades foram avaliadas pela pesquisa feita pela consultoria PwC e do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana Paulista.

Na época, informações da Abrelpe, mostraram que o lixo ainda é descartado incorretamente por cerca de 60% dos municípios brasileiros. O município contemplou a iniciativa quando da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, na Lei 12.146/2015. Em Uberaba, a coleta de lixo em Uberaba chega a quase 100% dos domicílios. 

No ranking Uberaba ficou a frente de cidades como Porto Alegre (RS) e Sorocaba (SP).

Jor. Sabrina Alves

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar