WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

31/08/2018 - Conphau vistoria reforma em imóvel histórico que será Centro Humanizado da Unimed

O Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) iniciou, nesta quinta-feira, o cronograma de vistoria dos imóveis tombados e inventariados no Município para avaliar o estado de preservação de cada edificação, bem como a fiscalização de imóveis que estão passando por reformas com autorização conforme diretrizes do Conselho. A atuação do Conphau é conjunta ao trabalho técnico do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), da Fundação Cultural de Uberaba, que também contribui com a ação.

O primeiro imóvel fiscalizado foi na Av. Leopoldino de Oliveira, onde a Unimed executa reforma para nova unidade de prestação de serviços. Na ocasião, os conselheiros instalaram adesivo na fachada do local, atestando a fiscalização e a regularidade da reforma.

De acordo com o presidente do Conphau, o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues, a vistoria é a primeira de uma agenda que pretende verificar obras e atestar a conservação dos imóveis tombados em Uberaba. “A nova composição do Conselho vem com esta concepção de fazer uma fiscalização direta com os proprietários e empresários, visando difundir na sociedade como um todo a cultura de preservar nossa história. Hoje é o primeiro passo, a primeira obra vistoriada, e nosso objetivo é ajudar, somar e manter a história de Uberaba como ela merece”.

Daniel Rodrigues destacou, além disso, a importância do olhar e participação das empresas na colaboração para com a preservação histórica e cultural do município. “Um dos papéis do Conphau é mostrar que é possível aproveitar a arquitetura já existente e dar uma nova atividade a ela, juntando o passado e presente para termos um futuro com qualidade de vida e valorização de nossa história local. Precisamos manter nossa identidade, unindo a preservação ao desenvolvimento”, pontua o presidente do Conselho.

O diretor administrativo e financeiro da Unimed, Gustavo Tiveron, acompanhou a vistoria e esclareceu que a empresa já valoriza o patrimônio histórico no centro, destacando a Farmácia da Unimed, que é em uma casa histórica. “Poderíamos buscar qualquer local para o que faríamos aqui, mas nos chamou muita atenção a possibilidade de contribuir para a preservação da história de Uberaba. Isso para nós, como instituição e com o apoio do Conphau, é importante para possibilitar uma mudança de cultura em Uberaba. Temos visto casas sendo destruídas, mas enxergamos que um imóvel pode ser readaptado e virar um serviço, revitalizando o centro da nossa cidade”.

O imóvel em questão, inventariado pelo município, é uma residência em estilo neocolonial com jardins no entorno. Segundo descrição do inventário, “a fachada dissolve-se em um jogo de volumes, com telhado aparente em telhas capa e canal, com destaque para o elemento de arremate tipo pluma”. Em estado positivo de conservação, o local será readequado internamente para ganhar uma nova utilização pela Unimed, que colabora com o Conphau para a valorização histórica do centro.

Novo serviço – Conforme informações da Unimed, o imóvel vistoriado pelo Conphau se tornará o Centro Humanizado de Promoção da Saúde. O projeto passou por apreciação do Conselho de Patrimônio Histórico e está sendo executado conforme as diretrizes da lei, preservando o patrimônio e a arquitetura ao mesmo tempo em que ganhará uma nova função social.

De acordo com a diretora de Recursos e Serviços Próprios da Unimed, Sônia Silva, a escolha do local para o Centro Humanizado se relaciona diretamente à arquitetura e história do imóvel. “Quando falamos de promoção à saúde, existem elementos que contribuem com o tratamento. E este é um imóvel que, por si próprio, já tem características acolhedoras e humanizadas que facilitam a implantação desse trabalho. Sem falar na beleza da arquitetura e na contribuição no nível de mercado para a própria empresa. É uma casa que traz uma história importante e que remete à área de saúde, por ter sido de propriedade de um médico”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar