WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

08/08/2018 - Conphau fará vistorias para atestar conservação de imóveis inventariados e tombados

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), iniciará nas próximas semanas a vistoria dos imóveis tombados e inventariados no Município para avaliar o estado de preservação de cada edificação. O trabalho, que é realizado anualmente e gera relatórios para o ICMS Cultural do Município, será realizado pela equipe técnica da seção de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) da Fundação Cultural, em conjunto com profissionais da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan).

De acordo com o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues, que é presidente do Conphau e superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, além das vistorias haverá um levantamento documental para atualização da planilha dos bens tombados e inventariados. “A partir desse trabalho, de conhecimento do estado de cada imóvel, vamos fazer um cronograma para estabelecer prioridades de investimento em melhorias de patrimônios públicos”.

Outra ação destacada pelo presidente do Conphau é que, a partir das vistorias, será possível que o Conselho trabalhe na reavaliação dos imóveis inventariados visando a observar o interesse público, cultural e histórico ao Município. “Se caso for verificado que algum não tenha os aspectos e tipologias para estar inventariado, conforme as diretrizes da lei e avaliação do Conselho podem ser avaliadas a possibilidade de revogação do inventário”.

Daniel Rodrigues reforça que a nova equipe do Conphau, empossada em julho, tem uma missão com visão diferenciada para a gestão. “Nossa intenção não é inviabilizar nenhum investimento em Uberaba que esteja dentro das áreas de interesse histórico e cultural, que são áreas estabelecidas no Plano Diretor, em torno de bens tombados ou inventariados. Esses projetos serão ajustados para a preservação do patrimônio e que também permita novos investimentos nos locais. O objetivo maior é aliar a preservação ao desenvolvimento econômico e social”.

Paralelamente às vistorias, o Conphau e o Sempac também seguirão discutindo os projetos e ações dos bens imateriais, que incluem as manifestações culturais e históricas do Município e sua valorização e preservação.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar