WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

19/07/2018 - Biblioteca de Uberaba conquista premiação nacional

A Biblioteca Comunitária Professor Antônio Bernardes Neto, localizada no Cemea Boa Vista, conquistou o primeiro lugar no 7º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, com o projeto “Da Folha do Livro à Folha da Árvore”. O projeto foi desenvolvido pela equipe Ciranda de Leitura, da Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais, mantida pela Prefeitura Municipal de Uberaba através da Fundação Cultural.


A unidade campeã será premiada com 100 títulos novos de literatura. As responsáveis pelo projeto, Alessandra Maria e Fabiane Araújo, irão a São Paulo, onde participarão de programação especial para ampliação de conhecimentos. O roteiro inclui visita ao Parque das Neblinas, presença como ouvintes no painel do Instituto durante a 25ª Bienal Internacional do Livro e visita a bibliotecas de referência na capital. A premiação é realizada pela rede do Instituto Ecofuturo, que conta com mais de 100 bibliotecas comunitárias implantadas em 12 Estados, mantido pela Suzano Papel e Celulose.


O reconhecimento às uberabenses é fruto de inúmeras ações de promoção e incentivo à leitura, durante o ano de 2017. As atividades desenvolvidas englobam os diversos segmentos da comunidade do Bairro Boa Vista, com iniciativas promovidas dentro e fora da biblioteca. Um dos principais intuitos é a aproximação dos moradores com a biblioteca, por meio de atividades lúdicas, impulsionando a relação homem e natureza. A natureza foi o tema proposto em 2017 e principal objetivo do projeto.


Segundo Alessandra, a equipe do Ciranda de Leitura ficou honrada pela colocação no 7° Ecofuturo, principalmente por ser um prêmio de âmbito nacional. As atividades foram realizadas com crianças, adultos e idosos: cirandas de leitura com contação de histórias, oficina de criatividade, músicas e brincadeiras, rodas de leitura, varal de poesias e contos, espaço literário para adultos e crianças, férias na biblioteca, brincadeiras, oficina de fantoches, desenhos livres, cinema e pintura facial. Também foi desenvolvida oficina de contação de histórias para professoras das creches comunitárias do bairro Boa Vista e adjacências, ciranda especial do Dia das Crianças, apreciação de livros, acolhimento literário e lançamento do livro “Festival de Poesias” do Grupo Labor.


O Grupo Labor é composto por crianças e adultos com deficiência intelectual, frequentadores do espaço. Dez integrantes do grupo participaram - entre julho e setembro - das inúmeras ações propostas no projeto da Folha do livro à folha da árvore, e ao final produziram um livro com quatro poesias relacionadas à natureza. O livro foi intitulado como “Festival de Poesias do Grupo Labor” e foi lançado para a comunidade.


As ações ocorreram na Biblioteca, no Asilo Lar da Esperança, na Creche Comunitária São Jerônimo Emiliani e em áreas diversas do Cemea Boa Vista.


O Prêmio. Lançado em 2009, o Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, tem como objetivo reconhecer e premiar o trabalho de promoção de leitura literária, realizado nas bibliotecas comunitárias da Rede Ler É Preciso, implantadas pelo Instituto Ecofuturo em parceria com empresas, poder público e comunidade. A iniciativa visa também compartilhar informações e boas práticas que incentivam e inspiram a leitura no País.
 
Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar