WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

14/07/2018 - A Mosaic é nossa!

Com investimentos da ordem de R$ 4,6 milhões CSC vai gerar cerca de 350 empregos, a maior parte para a população local

 
Com o esforço do prefeito Paulo Piau e do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e o envolvimento direto de toda a sociedade, a Mosaic (antiga Fosfertil) se convenceu em instalar em Uberaba o seu Centro de Soluções Compartilhadas (CSC). Trata-se da primeira âncora do gênero em Uberaba, o que, segundo José Renato, deverá atrair novos investimentos para a cidade.  A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na manhã de ontem (13) em sessão extraordinária, os Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo necessários para a consolidação da conquista que vai gerar novos 250 empregos diretos e 100 indiretos para a cidade, movimentando toda a economia. O investimento é de R$ 4 milhões 650 mil.


As negociações começaram em abril, tão logo o prefeito tomou conhecimento de que o grupo empresarial estaria implantando o CSC e que ele seria instalado em Uberlândia. A unidade fabril da Mosaic historicamente em Uberaba (começou com a Valfertil/Fosfertil situando Uberaba como um dos mais importantes polos químicos do mundo) e marcou a segunda grande fase econômica da cidade: a primeira a introdução do gado zebu e a segunda a implantação do complexo de fertilizantes fosfatados que mantém-se como o maior da América Latina. Com isto, além do que representaria o investimento na criação e manutenção do CSC para a vida econômica e social do Município, o Governo Municipal buscou e encontrou aliados pela causa em variadas esferas políticas, administrativas, organizacionais sociais e empresarias.


Legalidade. Com tantas idas e vindas, muita articulação, apresentação de dados e reuniões num complexo processo de convencimento concreto, veio a revisão da Mosaic quanto ao local de instalação do CSC. Uberaba garantiu para si o novo investimento. Como ressalta o secretário José Renato, se o CSC da Mosaic não viesse para Uberaba, a cidade não estaria perdendo, em sentido literal, uma empresa, haja vista que ela aqui não existia. Na verdade, mais que isto, o que aconteceu foi a conquista de novo empreendimento/investimento para o Município.


Com a decisão, para formalizar e dar legalidade às vantagens oferecidas por Uberaba, restava a elaboração dos Projetos de Leis e a aprovação do Legislativo. PLs foram apresentados e  aprovados. Agora, seguem para sanção do prefeito Paulo Piau e publicação no órgão oficial de divulgação do Município, o Porta-Voz.


Área. Um dos Projetos aprovados garantiu a desafetação e autorizou o Município a conceder área pública e estímulos à empresa Mosaic Fertilizantes, conforme previsto nas Leis Municipais 9.110/2003, 9.700/ 2005 e 11.613/2013. O imóvel com 3.124,51 metros quadrados está no Parque Tecnológico de Uberaba e era ocupado pelo Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA/Codau). A concessão de prazo de uso é de três anos iniciais, podendo ser prorrogado por igual período. Passado o tempo limite, ainda assim poderá continuar utilizado pela empresa, mas, a partir de então de forma onerosa. No que tange a benefícios fiscais, fica concedida isenção total IPTU e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre os serviços prestados em Uberaba para a obra de reforma da unidade. O plano de negócios e projetos para as áreas do Parque Tecnológico passou por avaliação e aprovação unânime do Conselho Gestor do Parque e Conselho Municipal de Desenvolvimento econômico e Social (Condesu). Fica, ainda, permitido que a área de recursos humanos da Mosaic compartilhe, sem custos e provisoriamente, as instalações do SINE Municipal para agilizar seleção, recrutamento e entrevistas para as contratações necessárias. As vagas disponíveis já podem ser acessadas pela página do Parque Tecnológico no Facebook https://www.facebook.com/parquetecnologicodeuberaba/


Postos de trabalho. A Prefeitura garantiu formalmente que a Mosaic Fertilizantes deverá incluir no processo de seleção, fornecedores e prestadores de serviços, inclusive empresas de projetos de engenharia e de construção civil, sediados no Município e que a partir da plena operação a CSC está obrigada a utilizar no mínimo 30% de mão de obra residente ou domiciliada em Uberaba. Conforme a necessidade e critério da empresa, deverá contratar jovens de até 18 anos cadastrados nos programas da Fundação de Ensino Técnico Intensivo – FETI, bem como, promover a inclusão de portadores de necessidades especiais e proporcionar cursos de treinamento específico através dos órgãos competentes. Deverá ainda a empresa, firmar contratos de pesquisa e desenvolvimento com instituições de ensino e pesquisa locais, quando necessários ao desenvolvimento das suas atividades.


O que é CSC? As atividades de um Centro de Soluções Compartilhadas cobncentra em uma unidade as operações empresárias relativas a execução das atividades administrativas de recursos humanos; contabilidade, impostos, operações financeiras e de crédito, tecnologia da informação, gestão de carteira de clientes, compras indiretas e facilities. O grupo Mosaic atua na produção, comercialização, importação e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, além do desenvolvimento de produtos para nutrição animal e comercialização de produtos industriais, sendo uma das maiores empresas do mundo no segmento.
 
Jorn. Gê Alves
Direção de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar