WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

08/07/2018 - Biblioteca Municipal recebe estudos sobre Budismo

A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães recebe um novo ciclo de Estudos sobre Budismo durante o mês de julho. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, no Pátio Cultural e Jardim da Biblioteca, a partir das 19h30 até às 20h45. As atividades são abertas para toda a comunidade e o grupo visa ser uma rede solidária de contatos entre amigos, simpatizantes, estudantes e praticantes da Filosofia/Caminho Budista em Uberaba e região

O responsável pelo projeto, Thiago Vallim, explica que “sem vinculação institucional, aqui temos um espaço aberto ao compartilhamento de materiais, comentários e divulgação de eventos relacionados à temática do Budadharma”. Thiago ainda acrescenta que iniciantes ou não, todos são bem-vindos.

Os encontros são divididos em dois momentos, primeiro a Meditação, que tem início às 19h30, no pátio aberto com arquibancadas, anexo à Biblioteca. Os interessados podem trazer almofada, tapete e/ou esteira para sentar-se ou mesmo deitar-se no chão, do modo que os participantes se sintam mais à vontade. Recomenda-se usar roupas leves e confortáveis. A metodologia engloba a Meditação Shamatha (cultivo da quietude) conduzida por meio de áudio gravado, da prática guiada pelo Professor e Lama Alan Wallace, com duração de 24 minutos.

O segundo momento é voltado para o estudo teórico e tem início na sequência, logo depois da Meditação, por volta de 20h na Cabine de Estudos nº 5 da Biblioteca. Atualmente o livro em estudo é “Budismo com Atitude: o treinamento tibetano da mente em sete pontos”, do autor PhD.: B. Alan Wallace. Os encontros buscam impulsionar a leitura, reflexão e comentários coletivos.

O professor, Dzogchen Ponlop, esclarece no livro “Buda rebelde: na rota da liberdade”, que em primeiro lugar, o Budismo é principalmente um estudo da mente e um sistema para treinar a mente. “Possui natureza espiritual e não religiosa. Sua finalidade é o autoconhecimento e não a salvação, a liberdade e não o paraíso. O budismo confia na razão e na análise, na contemplação e na meditação para transformar o conhecimento de algo no conhecimento que vai além da compreensão."

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar