WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

06/07/2018 - PMU recebe representante da ONU/PNUD em encontro do U+20

A Prefeitura de Uberaba recebeu, nesta quinta-feira (5), a assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD Brasil, Ieva Lazareviciute, para debater sobre “A Influência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Planejamento e Desenvolvimento das Cidades”, em uma parceria do município de Uberaba e Organização das Nações Unidas. Uberaba entra em consonância com a ONU por meio do projeto U+20, que tem estabelecido panoramas em todas as áreas para planejar o futuro da cidade pensando nos próximos 20 anos.

O evento contou com a presença do prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, além do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, e a coordenadora executiva do U+20 e gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende. Também participaram secretários municipais, vereadores, autoridades do município e membros do Conselho da Cidade, além de diversos representantes de entidades, instituições de ensino, associações e organizações da sociedade civil.

O prefeito Paulo Piau, presidente do Conselho da Cidade, destacou a importância de ter atitudes no presente para que o futuro seja de pessoas mais felizes. “Estar sintonizado com o que acontece no mundo é o primeiro passo. Hoje tudo está conectado. Este entendimento de tudo que é positivo no meio ambiente, na economia, nas questões sociais e na atenção às pessoas, é uma discussão produtiva. O U+20, aderindo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que representa todo o planeta, é um passo importante para que Uberaba esteja buscando mais qualidade de vida e felicidade para sua população”.

De acordo com a coordenadora executiva do U+20 e gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, o projeto foi iniciado com base em eixos prioritários para o município. “O segundo passo, para a segunda versão, vem para nos fazer pensar além de nossos desafios locais, indo ao encontro do que são os desafios para o mundo. O prefeito esteve em contato com representantes da ONU e trouxe esta ideia dos ODS, e agora o U+20 pensa também no cumprimento desses objetivos comuns para todos no mundo”.

Raquel reforça que a próxima versão do U+20 já será com os ODS integrados aos eixos de trabalho. “Uberaba agora fará parte de uma rede de municípios que já estão aplicando os ODS, inclusive em seu orçamento. Este é um passo importante para que o U+20 não seja só um projeto de um governo, mas sim um projeto de uma comunidade inteira, independente de seus governantes, pois ele pensa, planeja e propõe a várias mãos, contando com empresas, academia, governo e sociedade pensando no futuro. A responsabilidade é de todos”, avalia.

Debates - No encontro, a convidada Ieva Lazareviciute palestrou sobre “ODS e U+20”, e participou ainda de um painel de discussões junto ao prefeito Paulo Piau, Núbia Ferreira representando a UFTM, Marcelo Ponciano representando o IFTM, e Elisa Araújo, presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande.

Segundo a assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD Brasil/ONU, Uberaba está no caminho certo, mas o percurso é de grandes desafios. “Só por tratar e analisar estes temas com certeza é o início do caminho certo. Mas este não é o fim do caminho e são vários desafios, várias questões, entre elas a de inovações. Hoje em dia temos ideias e direções para a sustentabilidade, mas precisamos de respostas consolidadas para o que é uma cidade sustentável em sua totalidade. Uberaba está bem posicionado para liderar este pensamento e esta reflexão, e hoje ficamos muito felizes de ver tantos setores representados neste encontro”.

Ieva Lazareviciute é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Tecnologia de Kaunas (Lituânia), e Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Kansas (EUA). Atualmente no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, ocupa a posição de Oficial de Desenvolvimento Humano e de Capacidades, sendo responsável pela implementação de estratégia de cooperação descentralizada do PNUD no país.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar