WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

09/12/2009 - FLICTS, DE ZIRALDO – 40 ANOS - Mostra Itinerante – “Imagens de Flicts”

Mostra Itinerante – “Imagens de Flicts” Mostra Itinerante – “Imagens de Flicts” Mostra Itinerante – “Imagens de Flicts”

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães participou das comemorações dos 40 anos do livro FLICTS, de Ziraldo. O projeto foi idealizado pela professora e escritora Vânia Maria Rezende e realizado pela Escola Estadual Presidente João Pinheiro. Além da Biblioteca Pública, o Projeto contou ainda com a parceria da FAZU-Faculdades Associadas de Uberaba, Fundação Cultural de Uberaba, Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e, apoio cultural da Editora Melhoramentos, Grupo Tons in Versos, Livraria Alternativa Cultural, representantes das editoras Ática e Scipione no Triângulo Mineiro e FBL Criação e Produção.

O Projeto teve início em agosto/2009 e foram realizadas várias atividades tais como, leitura de obras diversas de Ziraldo, projeção e comentários do DVD “Ziraldo, o eterno Menino maluquinho”, oficinas de artes baseada na obra Flicts, de Ziraldo, ministrada pelo artista plástico Hélio Ademir Siqueira, para professores da E. E. Presidente João Pinheiro, dinamizadores de leitura e da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, alunos e professores do Curso de Letras da FAZU.

Na Biblioteca Pública aconteceu, também, no dia 29/10/09, uma mesa redonda coordenada pela Professora Vânia Maria Resende com debate sobre a obra de Ziraldo, contando com a participação dos alunos da E. E. Presidente João Pinheiro. Nesta oportunidade a Educadora e Escritora Maria Abadia Enes Lombardi produziu a poesia: Flicts, Flictando, Flis.

Os trabalhos realizados pelos alunos da E. E. Presidente João Pinheiro nas oficinas, foram selecionados e resultaram na Mostra Itinerante “Imagens de FLICTS”, que percorrerá vários espaços culturais da cidade, como por exemplo: Superintendência Regional de Ensino-Uberaba (9 a 13/11/09), Faculdades Associadas de Uberaba/Biblioteca Dora Sivieri (17 a 24/11/2009), E. E. João Pinheiro (24/11 a 06/12/09), Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães (07 a 17/12/09) e Livraria Alternativa Cultural (21 a 31/12/09).

No dia 07/12/09, 3ª feira, a partir das 19h, acontecerá a abertura oficial da Mostra “Imagens de Flicts”, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Nesta oportunidade, a escritora Vânia Maria Resende (idealizadora do projeto) e Professoras Meire Isabel Queiroz Carlos e Marlene Barcelos, da E. E. Presidente João Pinheiro, farão entrega de prêmios, lançamento de postais com imagens selecionadas da Mostra, e, também, lançamento de um folheto, contendo textos produzidos por alunos e professores no processo da leitura/oficina a partir do livro FLICTS, de Ziraldo.

Convidamos toda a imprensa de Uberaba para prestigiar o lançamento da mostra no dia 07/12/09 e apoiar a divulgação desta iniciativa de comemoração dos 40 anos de FLICTS e, também, homenagear o escritor Ziraldo pela valiosa obra literária que há várias décadas encanta leitores de todas as idades.

Visite a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães no período de 7 a 17/12/2009 e conheça as impressões que os alunos do ensino público deixaram sobre a obra FLICTS, por meio de desenhos e pinturas.

Viviane de Almeida Cataldi
Diretora da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar