WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

13/06/2018 - Uberaba fará parte do Programa Nacional de Prevenção Combinada

O Programa de Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, voltado para Jovens de 15 a 29 anos, será trabalhado dentro do Projeto Estação Juventude

Os coordenadores do Projeto Estação Juventude de Uberaba, Rochelle Bazaga e Marcos Vinícius Neves participam, em Brasília, de uma Oficina de Capacitação do Programa de Prevenção Combinada, do Ministério da Saúde. O treinamento começou nesta terça-feira (12) e segue até o dia 14 junho. O objetivo é combater o avanço do HIV (Aids), das Hepatites Virais e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre jovens de 15 a 29 anos.

O PPC é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e estrutural) aplicadas em múltiplos níveis (individual, nas parcerias/relacionamentos, comunitário, social) para responder a necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV.

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional da Juventude irá desenvolver o PPC em várias cidades do país contempladas com o convênio Estação Juventude. Em Uberaba, o Programa será coordenado pela Superintendência de Políticas da Juventude, a partir do segundo semestre de 2018. De acordo com Rochelle, a ideia é desenvolver ações em parceria com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que já atuam na prevenção do HIV, Hepatites Virais e ISTs, no município.

A oficina em Brasília irá tratar de assuntos como, o conceito de prevenção combinada, direitos sexuais e reprodutivos na promoção da saúde. Rochelle afirma que, a partir do encontro, também será criada uma Rede de Articulação da Prevenção Combinada entre os 30 municípios presentes.

“Sairemos daqui com uma proposição de possíveis ações para operacionalizar em Uberaba. Os dados do MS indicam um aumento no número de casos de contaminação por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, entre os jovens, principalmente aquelas com idade entre 22 e 29 anos. Então, sem dúvida, algo precisa ser feito para reverter essa situação”, justificou Rochelle.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar