WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

13/06/2018 - Hospital Dia e reforço para o ‘Melhor em casa’ são cobrados no Ministério da Saúde

Uberaba fortalece a busca pela garantia da instalação de um Hospital-Dia. Hoje o prefeito Paulo Piau manteve audiência com o ministro da Saúde Gilberto Occhi para cobrar investimentos que garantam a obra. Participaram do encontro, o secretário adjunto municipal de Saúde, Luciano Correa de Paiva, o deputado federal Aelton Freitas e o vereador Kaká Carneiro (ambos PR) e, ainda, o presidente da Fundação Nacional de Ensino e Pesquisa (Funepu), Eduardo Reis Félix, e o diretor clínico do Hospital Regional, Diego Amad Reca.

Paulo Piau conta que o projeto do Hospital-Dia de Uberaba já está pronto.


A intenção é construir a unidade anexa à UPA do Mirante e mantê-la via parceria entre o Município e a Funepu.  Para tanto, a intenção é garantir recursos da ordem de R$ 1 milhão.  Para ele, trata-se de iniciativa de fundamental importância, cujos resultados representarão ganhos para a sociedade e para o sistema público de saúde em Uberaba, descongestionando as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e as Básicas de Saúde (UBS).


O sistema – conta o secretário adjunto de Saúde - funciona como assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, como antibioticoterapia, curativos, trocas de sondas, entre outros que requeiram a permanência do paciente na Unidade por período normalmente de até 12 horas.


Luciano Paiva lembra que a reivindicação de recursos para esta ação foi consolidada através do deputado federal Aelton Freitas e dos vereadores Kaká Carneiro e Samuel Pereira.


Melhor em Casa - A julgar pelo tom da audiência ocorrida hoje com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Brasília, terceira equipe para o Programa ‘Melhor em Casa’ de Uberaba será homologada em breve. A reivindicação foi apresentada em agosto do ano passado e alvo da reunião de cobrança hoje conduzida pelo prefeito Paulo Piau.


Conforme o prefeito, o trabalho do ‘Melhor em Casa’ otimiza a atuação no serviço público de saúde, desafoga as unidades, libera leitos e oferece mais conforto ao paciente, além de proporcionar maior humanização no tratamento, haja vista que o paciente mantém-se perto da família. Tudo isto – completa - além de contribuir para reduzir o risco de infecções.


O Programa federal é uma espécie de ‘desospitalização’. Em Uberaba – afirma o secretário adjunto Luciano Paiva - já atuam duas equipes multidisciplinares que reúne, cada uma, oito profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros.

Jorn. Gê Alves
Direção de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar