WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SINE

26/05/2018 - Fórum reúne pessoas com deficiência e reabilitados do INSS com programação focada na qualificação

Aconteceu nesta sexta-feira (25) o II Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS. O evento teve como foco a qualificação profissional das pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS para o acesso a uma vaga de emprego no mercado de trabalho formal. A realização foi do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Gerência Executiva de Uberaba, Ministério do Trabalho (MT) da Regional de Uberaba e da Prefeitura de Uberaba, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Uberaba e do Estado de Minas Gerais.

O Fórum ofereceu diversas palestras ao longo do dia e reuniu pessoas com deficiência (PcDs), reabilitadas pelo INSS, representantes das instituições afins que atendem as PcDs, seus associados e familiares, empresas, estudantes, profissionais da área, sociedade profissionais de RH, entre outros.

De acordo com o coordenador do SINE Municipal de Uberaba e da Sala Mineira do Empreendedor, Élder Árcega, o evento foi satisfatório e atendeu aos objetivos propostos. “Tivemos informações sobre a legislação que obriga que as empresas cumpram uma determinada cota para ter pessoas com deficiência em seus quadros. E o Fórum vai, além disso, pois pensamos que um movimento como esse sensibiliza as pessoas a contratarem pessoas com deficiência independente de cumprimento de cotas. É importante que os empresários pensem sobre isso e que o deficiente não deixe de buscar as vagas que sempre estão disponíveis nos Sines municipal e estadual. A falta da busca por essas oportunidades de emprego desestimula os empresários a colocarem essas vagas no mercado. Por isso é importante que este público compareça para concorrer a estas vagas”.

Uma das palestrantes foi a Terapeuta Ocupacional e Assessora Técnica da Reabilitação Profissional do INSS de Uberaba, Geovana de Souza Henrique dos Santos. “Trouxemos para o fórum, como tema principal, a qualificação profissional. Discutimos sobre a legislação tanto do BPC Trabalho quanto da fiscalização da Lei de cotas. Também falamos sobre o empreendedorismo e dos cursos disponíveis, pois muitos trabalhadores estão procurando qualificação e uma área para ingressarem no mercado. Foi um momento muito positivo poder debater e ouvir sobre a legislação pertinente” pontuou Geovana.

Representando o Sine Estadual, Mary Satoe Komatsuda avalia que o Fórum também foi importante para a interação dos próprios órgãos envolvidos. “A qualificação foi o assunto focado no evento e há uma dificuldade, tanto do candidato a uma vaga quanto das próprias empresas, neste diálogo. Nossa função é tentar intermediar de alguma maneira, e o fórum é um momento extremamente positivo”.

Outra palestrante do evento foi a Auditora-Fiscal do Trabalho e Chefe do Setor de Fiscalização da Gerência de Uberaba, Raquel Baldo, que também trouxe pessoas para falar sobre as experiências na contratação e a Rede S, para falar das qualificações disponíveis. “Reunir este público é uma oportunidade essencial, pois é um tema de grande relevância para a sociedade e que às vezes fica esquecido. Debater o assunto é uma obrigação não só do Estado, mas da população em geral, sociedade empresarial e os trabalhadores, para a gente procurar as melhores soluções”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: SINE



Voltar