WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

24/05/2018 - Greve dos caminhoneiros põe serviços públicos sob alerta em Uberaba

A greve dos caminhoneiros deflagrada no País para pressionar a revisão dos reajustes sobre o óleo diesel, já dá sinais de afetação na rotina da população, bem como nos serviços públicos brasileiros. Em Uberaba, município cortado por importantes rodovias interligando o Triângulo Mineiro à Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, está aceso o sinal de alerta.


Previsão de risco.  Ante ao quadro que se desenha, a Chefia de Gabinete da Prefeitura de Uberaba, emitiu esta tarde, mensagem a todas as Secretarias informando o racionamento. O texto assinado pelo chefe de Gabinete, Fernando Hueb, informa que a partir desta quarta-feira (23) “somente serão abastecidos os veículos de emergência (ambulâncias e SAMU) e veículos da guarda municipal”.


A medida considera o premente desabastecimento de combustível na Central de Abastecimento do Município, que atende ao Executivo e aos órgãos que aderiram à Ata de Registro de Preço para Fornecimento de Combustível. Conforme explica a mensagem, a empresa que abastece o “Posto da Prefeitura” encontra-se sob a manifestação e bloqueio dos manifestantes, o que inviabiliza o seu transporte até o destino. Casos excepcionais – traz a nota - o abastecimento será autorizado somente pelo Prefeito.


Administração. A Secretaria de Administração aguardava a entrega do combustível dentro do prazo normal, mas devido à greve dos caminhoneiros, a entrega não se concretizou. Por segurança, está sendo mantida reserva no posto de combustível da Prefeitura, para veículos de emergência, como as ambulâncias.  As Secretarias de Administração e de Serviços Urbanos monitoram a situação. 


Transporte coletivo. Empresas concessionárias do transporte coletivo protocolaram hoje no Gabinete do Prefeito documento informando a escassez de combustível, fruto do bloqueio nas rodovias. Ocorre que não estão recebendo carregamento do diesel e foram frustradas as buscas por soluções ou paliativos junto a empresas da região e até de outros Estados, não sendo encontrados fornecedores que garantissem a entrega. Assim, as concessionárias informam que estão fazendo planejamento no sentido de operacionalização com maior contingência.


Medicamentos. Ainda é tranquila a questão da farmácia municipal, segundo o subsecretário municipal de Saúde, Luciano Correia de Paiva. Pela Secretaria de Saúde não há problema em relação ao estoque de medicamentos e insumos.


Ceasa- A situação ainda não afetou sobremaneira a Ceasa.  De acordo com João Carlos Caroni, diretor de Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, a paralisação de caminhoneiros não atingiu 5% da demanda de oferta na unidade. Ele explica que produtos comercializados na Ceasa de Uberaba que são de Ribeirão Preto, por exemplo, vieram de outras localidades, por isso não afetou significativamente a comercialização. 


Transporte escolar. Os serviços da educação estão garantidos, sem alterações, até a próxima sexta-feira. No que se refere ao transporte escolar, atendido pelas vans contratadas e ônibus da empresa Líder, a cooperativa e a empresa, respectivamente, informam que os veículos estão abastecidos para garantir as rotas até o fim desta semana. Os ônibus amarelos que são da frota da Prefeitura, também apresentam a mesma situação.


Merenda. Quanto à merenda, a situação se repete. A empresa que presta o serviço, a Nutriplus, afirma que os estoques das unidades foram reabastecidos ontem (terça, dia 22), sendo suficientes para garantir os cardápios até sexta-feira. As informações da Educação são da diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Educação, Elis Regina de Oliveira.


Evento. Em decorrência da mobilização dos caminhoneiros e à necessária economia de combustível, a Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes cancelou temporariamente o evento ‘Maio Amarelo’.


Jorn. Gê Alves
Diretora de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar