WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SINE

20/05/2018 - Acontece na próxima semana o II Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS

Inscrições continuam abertas e são gratuitas, limitadas até o preenchimento das vagas disponíveis

Continuam abertas as inscrições para a segunda edição do Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS, que acontecerá no próximo dia 25. O evento terá como foco a qualificação profissional das pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS para o acesso a uma vaga de emprego no mercado de trabalho formal. A realização é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Gerência Executiva de Uberaba, Ministério do Trabalho (MT) da Regional de Uberabae da Prefeitura de Uberaba, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Uberaba e do Estado de Minas Gerais.

O evento acontecerá no dia 25 a partir das 8h, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba, que fica na Av. Dom Luiz Maria de Santana Borges, 141 – Mercês. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 23 de maio, conforme o preenchimento das 240 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever pelo site da PMU, www.uberaba.mg.gov.br. Haverá emissão de certificados. Em caso de dúvidas, o contato é o e-mail forum.pcdsreabilitados@gmail.com.

O Fórum pretende reunir pessoas com deficiência (PcDs), reabilitadas pelo INSS, representantes das instituições afins que atendem as PcDs, seus associados e familiares, além de sindicatos, empresas, estudantes, profissionais da área, sociedade e pessoas que tenham interesse sobre a temática.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, a realização do Fórum busca reunir este público visando a conscientização sobre seus direitos. “Diante deste cenário, é de grande importância a mobilização de todos juntos aos órgãos organizadores do evento, para exigir o cumprimento da Lei e detectar as principais dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho. A partir disso será possível articular ações que diluam as barreiras existentes e viabilizem a conscientização da sociedade e empresas no respeito à diversidade e inclusão social”.

Programação – O II Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS, no dia 25 de maio, começará às 8h com registro e credenciamento dos participantes. Às 8h30, a abertura terá apresentação artística de Vander & Vandeir.

A primeira palestra será “A Qualificação Profissional no Desenvolvimento de Habilidades e Competências”, com Lucas Fêlix de Oliveira, que é psicólogo da Unidade Especializada em Reabilitação da Prefeitura Municipal de Uberaba. Logo depois o assunto será as “Políticas de Ações Afirmativas Direcionadas às PcDs em Minas Gerais”, com a auditora fiscal do trabalho Patrícia Siqueira. Ela é coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais.

O público terá também a palestra “Primeiros Passos para Empreender com Sucesso” com o coordenador do SINE Municipal de Uberaba e da Sala Mineira do Empreendedor, Élder Árcega, e logo depois haverá espaço para dúvidas e debates.

Após o intervalo para almoço, o Fórum retoma trazendo a mesa redonda “Cursos profissionalizantes e a qualificação profissional das PcDs e Reabilitados do INSS”, com representantes das escolas da Rede S de Ensino: SENAC, SENAI e SEST/SENAT. Já para falar sobre “Qualificação Profissional e o Serviço de Reabilitação Profissional do INSS”, o fórum terá a presença da Terapeuta Ocupacional e Assessora Técnica da Reabilitação Profissional do INSS de Uberaba, Geovana de Souza Henrique dos Santos.Haverá Relato de Experiência e quem participa é Diego Perez, reabilitando e aluno dos cursos Técnico em Análises Clínicas e Licenciatura em Ciências Biológicas na UFTM.

Também haverá palestra sobre a “Superação das Barreiras no Processo de Qualificação Profissional”, e depoimentos de segurados do Serviço de Reabilitação Profissional que estão em cursos profissionalizantes e de graduação. A Lei de Cotas Nº 8.213 será debatida com a presença da Auditora-Fiscal do Trabalho e Chefe do Setor de Fiscalização da Gerência de Uberaba, Raquel Baldo.

O encerramento do evento está previsto para 15h30, com apresentação de capoeira dos Alunos do Grupo Raízes do Brasil, sob coordenação do Mestre Gleisson Marques.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: SINE



Voltar