WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

05/05/2018 - FUNEL e Saúde preparam projeto voltado para Medicina Esportiva

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde, Iraci Neto, vai dar início ao projeto Ambulatório de Medicina Esportiva de Uberaba, que tem por objetivo prover o atendimento especializado para este segmento. Neste primeiro momento, a Funel fez o chamamento para que os representantes das 45 modalidades esportivas da cidade conheçam e cadastrem seus atletas no projeto.

“Este é um projeto que estamos trabalhando há quatro anos e hoje começamos a concretizar, com a contratação de médico ortopedista, fisioterapeutas, aparelhagem completa de fisioterapia e musculação para atender o atleta de Uberaba, que não tem um convênio particular e que precisa desse atendimento especializado. Vamos oferecer consultas, exames, cirurgias e fisioterapias para recuperação desses atletas. Esse projeto é inédito na maioria das cidades do Brasil, onde uma prefeitura oferece aos atletas um atendimento como esse de forma gratuita” afirma o presidente da FUNEL, Luiz Alberto Medina.

Ele complementa ainda, que a previsão de lançamento do projeto é para este semestre, pois as adaptações no prédio da Funel, no Jockey Centro, já estão sendo feitas, envolvendo salas de atendimento, academia de musculação e ainda a piscina que vai fazer parte da reabilitação, formando  o ambulatório de medicina esportiva. “Eu acho que é um projeto muito bacana, que vai ter uma produtividade grande, vai trazer conforto ao atleta de Uberaba que não tem como fazer um tratamento específico, e junto com a Secretaria de Saúde vamos cuidar de toda comunidade esportiva de Uberaba” diz Medina.

O secretário de Saúde Iraci Neto, diz que esse projeto dará condição aos atletas de Uberaba, seja amadores, semiprofissionais e profissionais que disputam competições e levam o nome de Uberaba, no suporte de assistência médica e hospitalar, utilizando os recursos da secretaria, como exames, tanto de patologia clínica e de imagem, também na parte hospitalar, dos procedimentos cirúrgicos, o pré e pós operatório, pois muitos desses atletas lesionam e precisam de procedimento cirúrgico.

“Estamos criando e formatando atendimento especifico referenciado, onde vamos compor esse projeto de medicina esportiva, com uma estrutura de referência, ambulatório para esse segmento, com a gestão da Funel. Vamos ter nossos parceiros, principalmente o Hospital Regional na área de ortopedia, mas também vamos buscar a Uniube que já faz esse papel de parceiro e estreitar a relação com a UFTM para criar esse atendimento. É um projeto inovador que tem uma aceitação grande dos representantes das modalidades esportivas. Temos também o apoio, por meio de emenda do deputado federal Marcos Montes de 100 mil reais, para estruturar os equipamentos de fisioterapia para recuperação. Vamos montar uma equipe multiprofissional pensando num trabalho completo dentro dos princípios do SUS, mas buscando a equidade, a quem mais precisa” finaliza Neto.

Ana Paula Neves

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar